in

Segurança pública: furtos, roubos e homicídios seguem em queda em Nova Odessa

Foram seis veículos furtados e um roubado ante oito e três, respectivamente, em outubro de 2019. Nenhum homicídio foi registrado

seguranca-publica-furtos-roubos-e-homicidios-seguem-em-queda-em-nova-odessa-jno

Dados divulgados na quarta-feira (25) pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) apontam a queda de 73,2% no número de furtos em Nova Odessa no mês de outubro. Foram registradas 15 ocorrências do delito contra 56 no mesmo período do ano passado. Segundo o levantamento mensal, furtos e roubos de veículos também diminuíram em outubro: 25% e 66,6%, respectivamente. Foram seis veículos furtados e um roubado ante oito e três, respectivamente, em outubro de 2019. Nenhum homicídio foi registrado.

No acumulado do ano, também houve queda nos principais indicadores de criminalidade. Foram 249 furtos em geral (estabelecimentos comerciais, pedestres etc.) ante 441 casos contabilizados entre janeiro e outubro de 2019 – redução de 43,5%. Já os assaltos caíram 51,6%. Cinquenta e oito vítimas registraram queixa na Polícia Civil em 2020. No ano passado, foram 120 ocorrências. Furtos e roubos de veículos acumulam retrações de 13,8% e 27,7%, de acordo com as estatísticas do Governo do Estado.

Entre janeiro e outubro, nenhum caso de homicídio foi contabilizado na cidade. No mesmo período do ano passado, ocorreu um caso. No entanto, a cidade teve um latrocínio (roubo seguido de morte) em agosto, delito que não era registrado no município desde 2016.

O diretor da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, Nilton César Alves, reforçou a importância dos investimentos e do trabalho de inteligência no combate à criminalidade. “Com a contratação de novos guardas, a aquisição de novas viaturas e armamentos, temos condições de fazer um trabalho preventivo mais eficiente, com auxílio do sistema de videomonitoramento e ação conjunta com as polícias Civil e Militar”, avaliou Alves.