in

Segurança Pública: Delegacia de Nova Odessa ganha nova equipe de investigadores

jno

Os delegados Claudiney Albino Xavier, 1º assistente da Seccional de Americana, e Diego Bini, novo titular da Delegacia do Município, apresentaram na terça-feira (23/03) ao prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, a nova equipe de investigadores da Polícia Civil em Nova Odessa, formada por dois experientes servidores de carreira do órgão estadual. Também participou da reunião o chefe de Gabinete e de Segurança do Município, coronel Carlos Fanti.

O próprio doutor Bini – que é morador da cidade – havia tido sua nomeação como delegado titular de Nova Odessa anunciada pela delegada seccional de Americana, Martha Rocha de Castro, no final de fevereiro, e efetivada no último dia 1º de março, em publicação no Diário Oficial do Estado, garantindo assim que a cidade voltasse a contar com um delegado exclusivo.

“São dois investigadores que vieram para atuar exclusivamente em Nova Odessa. Os investigadores são profissionais muito experientes e comprometidos com a missão da Polícia Judiciária paulista, de extrema confiança da direção da Delegacia Seccional, e pessoas que eu conheço e sei da competência que têm”, garantiu Bini ao prefeito. A equipe da Polícia Civil em Nova Odessa passa a contar, assim, com oito servidores estaduais, além de servidores e estagiários municipais cedidos pela Prefeitura para auxiliar no atendimento do público.

“Além de um novo delegado titular, na figura do doutor Bini, a Polícia Civil de Nova Odessa conta agora com dois investigadores dedicados. Quero aqui agradecer à doutora Martha Rocha, nossa delegada seccional, aos delegados Claudiney Xavier e José Luiz Joveli, da Seccional de Americana, e ao Governo do Estado pela atenção dada à equipe da nossa Delegacia de Nova Odessa. Agora o cidadão da nossa cidade pode se sentir mais seguro”, agradeceu Leitinho.

“Foi um trabalho conjunto do Executivo, do Legislativo e da Polícia Civil. Queremos promover em Nova Odessa a união da Polícia Civil, da Polícia Militar e da GCM (Guarda Civil Municipal), para melhorar a segurança da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

“Doutor Diego tem uma característica diferente dos demais delegados: ele mora em Nova Odessa, então conhece as necessidades da cidade, e vem com essa finalidade de trabalhar junto com a Polícia Militar, GCM e com a população, fazendo um trabalho diferenciado – inclusive no sentido de atuar na questão da violência doméstica”, explicou a delegada seccional Martha Rocha no final de fevereiro.

Diego Bini é delegado de Polícia desde o ano de 2012, atuou no Plantão de Itapecerica da Serra até maio de 2013, quando assumiu o cargo de delegado titular do 2º DP (Distrito Policial) de Hortolândia, onde ficou até o mês de maio de 2020, quando passou a atuar no Plantão Policial de Americana. É formado em Direito e Gestão Comercial e pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal e em Direitos Humanos e Segurança Pública no Brasil. Bini substituiu João Jorge Ferreira da Silva, que vinha respondendo pela Delegacia da cidade e outras unidades da Polícia Civil.

DELEGACIA

Por parte da Prefeitura, a parceria com a Polícia Civil já havia rendido outros frutos ao cidadão novaodessense neste ano. Além dos servidores e estagiários cedidos, a gestão havia realizado, em fevereiro, uma ampla revitalização do prédio da Delegacia do Município, que havia anos não recebia manutenção ou melhorias físicas.

Uma força-tarefa de servidores da Prefeitura e da Coden Ambiental e voluntários atuou em sistema de mutirão e, em poucos dias, realizou uma completa revitalização do prédio da Delegacia, situada no início da Avenida Carlos Botelho, na principal entrada da região central da cidade. A iniciativa contou com apoio material de comércios da cidade.

As melhorias, que incluíram a pintura completa interna e externa dos prédios, revisão elétrica e hidráulica e do telhado, foram feitas por servidores municipais e da Coden Ambiental e voluntários ao longo das últimas duas semanas, em sistema de mutirão, com apoio material de estabelecimentos comerciais da cidade. O próprio prefeito atuou como voluntário na pintura interna e externa do prédio no último dia 26/01.

“Mesmo (o prédio) pertencendo ao Estado, eu tinha o dever de auxiliar a equipe da Delegacia, permitindo que a população, quando chegar aqui, encontre um prédio adequado”, afirmou o prefeito Leitinho na ocasião da “entrega” dos trabalhos, no último dia 09/02.