Secretário participa de ‘aula ambiental’ na Coden e destaca papel multiplicador de alunos

Depois da Estação de Tratamento de Água, os estudantes conheceram a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo

O secretário de Meio Ambiente de Nova Odessa, Edson Barros de Souza, o Nenê Gás, acompanhou, na manhã de terça-feira (11), a visita de alunos da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) ‘Professora Augustina Adamson Paiva’, do Jardim São Francisco, à ETA (Estação de Tratamento de Água) da Coden, empresa responsável pelos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos no município.

A atividade, que faz parte do Programa Municipal de Educação Ambiental e das comemorações ao Mês do Meio Ambiente, também foi acompanhada pela professora Meria Brito de Jesus, coordenadora do IEC (Informação, Educação e Ação), órgão ligado às secretarias de Saúde e Educação, criado pela Prefeitura para integrar as pastas em ações de educação e conscientização dos estudantes das escolas municipais.

Ao lado dos alunos do 5º ano do ensino fundamental, Nenê Gás assistiu à palestra ministrada pelo técnico de saneamento da companhia, Lucas Camargo, e participou das visitas monitoradas aos tanques de decantação e ao laboratório de análises químicas da ETA, onde são feitos o controle de qualidade da água e pesquisas para o aperfeiçoamento do processo de tratamento. A unidade trata, em média, 14,5 milhões de litros por dia.

“Se cada um passar o que aprendeu aqui aos pais, mães e amiguinhos, nós, com certeza, teremos um meio ambiente cada vez melhor”, disse o secretário, numa saudação rápida aos estudantes. Nenê agradeceu ao diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, pela oportunidade e, em nome do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, parabenizou os alunos, professores e técnicos envolvidos no Programa de Educação Ambiental.

Depois da Estação de Tratamento de Água, os estudantes conheceram a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, onde são tratados os efluentes produzidos no municípios. O cronograma de visitas às instalações da Coden continua nesta quarta (12), com mais uma turma da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental ‘Professora Almerinda Delega Delben’. Entre abril e junho, mais de 700 alunos passaram pelas estações.