Secretário de Meio Ambiente recebe nesta 5ª, em São Paulo, certificação do selo ‘Município VerdeAzul’

Também participarão do evento representantes da Secretaria de Educação e da Coden Ambiental, que trabalharam em conjunto com o Meio Ambiente

O secretário de Meio Ambiente de Nova Odessa, Edson Barros de Souza, o Nenê Gás, recebe nesta quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a certificação do selo ‘Município VerdeAzul’, conferido pelo Governo do Estado aos municípios que adotaram, em 2019, boas práticas ambientais. Também participarão do evento representantes da Secretaria de Educação e da Coden Ambiental, que trabalharam em conjunto com o Meio Ambiente.

“Essa é a quinta vez que Nova Odessa recebe o selo VerdeAzul, todas elas na gestão do prefeito Bill e a segunda vez comigo enquanto secretário de Meio Ambiente. O prefeito Bill sempre nos cobra, ao mesmo tempo que nos dá condições de trabalho, para que a gente invista cada vez mais no Meio Ambiente em nossa cidade, que é o Paraíso do Verde”, ressaltou Nenê Gás. “Só neste ano nós já plantamos 400 mudas pela cidade e esse número vai aumentar semana a semana”, completou o secretário.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o selo ‘Município Verde-Azul’ tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental através da elaboração e execução de políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável. O projeto confere, anualmente, uma nota ambiental aos municípios paulistas, que vai de zero a 100. Em 2014, quando recebeu a certificação pela primeira vez, Nova Odessa somou 80,78 pontos. Já em 2018, a pontuação subiu para 85,63.

Para a pontuação, são levadas em consideração dez diretivas, nas quais se avaliam ações nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. “As cidades com nota acima de 80 pontos recebem o selo Município VerdeAzul, que reconhece a boa gestão ambiental e garante à Prefeitura a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita.