in

Secretarias de Nova Odessa programam diversas ações contra a dengue

O lançamento das ações em Nova Odessa será na quarta-feira, dia 6, no saguão do Paço Municipal e o encerramento está programado para o sábado, dia 16, com um grande arrastão na região dos bairros Alvorada e Capuava, no chamado “Dia D” contra o mosquito

Representantes de todas as secretarias e diretorias municipais de Nova Odessa participaram na sexta-feira, dia 1º, de uma reunião onde foram definidas diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que serão colocadas em prática a partir da próxima semana e até o dia 16 de fevereiro, dentro da campanha “Todos contra o mosquito da dengue”, uma iniciativa da EPTV Campinas.

O lançamento das ações em Nova Odessa será na quarta-feira, dia 6, no saguão do Paço Municipal e o encerramento está programado para o sábado, dia 16, com um grande arrastão na região dos bairros Alvorada e Capuava, no chamado “Dia D” contra o mosquito. “Nós sempre tivemos, desde o início da nossa administração, uma grande preocupação em combater o mosquito que antes só transmitia a dengue, mas que agora é o ‘pai’ de outras doenças terríveis, como a febre amarela, a chikungunya e o zika vírus. Uma das minhas primeiras medidas como prefeito foi acabar com os lixões que existiam em Nova Odessa. Isso já fez com que os casos diminuíssem muito. No ano passado, por exemplo, tivemos apenas 5 casos de dengue, mas temos todas as condições de zerar esse número”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e que participou do lançamento da campanha de iniciativa da EPTV Campinas no dia 23.

Participaram da reunião, realizada no auditório da Prefeitura de Nova Odessa, representantes das secretarias de Saúde; Finanças; Obras, Projeto e Planejamento Urbano; Meio Ambiente; Governo; Administração; Esportes, Lazer Cultura e Turismo; Assuntos Jurídicos e Desenvolvimento Econômico, além de representantes das diretorias de Promoção Social, Comunicação, Serviços Urbanos, Zoonoses, Vigilância em Saúde, Procon e Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa).

O chefe de Gabinete, André Faganello, foi nomeado coordenador da campanha em Nova Odessa. Atualmente, ele já é o coordenador do Comitê Intersetorial contra a Dengue no município. “Nosso grande objetivo é envolver todas os setores da Prefeitura de Nova Odessa em ações de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti. Primeiro, temos que fazer a lição de casa, para que o nosso exemplo seja seguido pela população. Só assim conseguiremos derrotar o mosquito que, aparentemente é inofensivo, mas transmite graves doenças”, disse Faganello.

Entre as ações que serão realizadas estão palestras nas unidades básicas de saúde, no Clube da Melhor Idade, no Hospital e Maternidade Municipal e no Ambulatório de Especialidade, bem como entrega de panfletos informativos contra as doenças, limpeza em setores da prefeitura, visita à empresas do município, fechando com o mega arrastão no dia 16 de fevereiro.