in

Secretaria reestrutura postos de saúde e vai ampliar atendimento

Expectativa da Administração é aumentar o número de atendimentos nas unidades básicas

postos de saúde

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa está fazendo uma reformulação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com o objetivo de ampliar e otimizar o atendimento. As equipes estão sendo reforçadas e, com isso, a oferta de consultas deve aumentar. As mudanças começam a ser implantadas a partir de segunda-feira, dia 23.
“Detectamos que a escala atual não estava suprindo devidamente as necessidades e promovemos uma reformulação em nosso quadro de funcionários. Com isso, teremos atendimento com médico todos os dias nos cinco postos de saúde da cidade”, explicou o secretário interino de Saúde, Vanderlei Cocato.
Segundo ele, com a reformulação, alguns médicos, enfermeiros e outros profissionais da Secretaria de Saúde mudaram de unidades. “Estas medidas ajudam na otimização das equipes. Experiências que deram certo em algumas unidades poderão ser implantadas em outras”, afirmou. “Realizamos estudos e reuniões com a equipe técnica e também com enfermeiros das UBSs e do pronto-socorro sobre maneiras de otimizarmos o atendimento”, disse.
A partir de segunda-feira, dia 23, as UBSs 1 (Centro), 2 (São Jorge), 3 (São Manoel) e 5 (jardim Alvorada) contarão com atendimento com clínico geral todos os dias. “Estes profissionais estarão lá para atender as consultas agendadas e algum caso de emergência que surgir”, disse. Além disso, estas unidades receberão atendimento com pediatra e ginecologista três vezes por semana. “Colocaremos cartazes informando os dias e horários que os profissionais atenderão em cada unidade”, explicou.
Já a UBS 4 (São Francisco), passará a funcionar como Pronto Atendimento, com clínico geral às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 19h e pediatra e ginecologista atendendo de terça e quinta-feira. Nestes dias, a unidade funciona das 7h às 16h.
“O Pronto Atendimento é um projeto-piloto e já analisamos implantá-lo em outras unidades. Estamos, aos poucos, reestruturando toda nossa rede básica para que a população possa ter mais conforto quando buscar nossos serviços”, disse.
Esta reformulação, explicou Cocato, é importante no projeto de conscientização dos moradores para que utilizem a rede básica de saúde em seus bairros. “Hoje muitas pessoas acabam recorrendo ao nosso pronto-socorro para atendimentos que podem ter perto de sua casa, com mais conforto. Com esta reformulação, estamos garantindo a presença do médico nos postinhos, dando todo amparo necessário ao usuário da rede pública e, consequentemente, evitando sobrecarga em nosso hospital.”
Além das mudanças nas UBSs, a Secretaria de Saúde realizou uma série de intervenções no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, entre elas alteração no horário de atendimento para agendamento de transporte de ambulância, retirada de exames e o atendimento da ouvidoria no Ambulatório de Especialidades, novas regras para o cadastramento do cartão de Saúde – que é feito apenas nas UBSs -, obrigatoriedade do uso de crachá pelos funcionários, aprimoramento do atendimento na recepção do pronto-socorro, alterações no local de entrada e saída dos funcionários, prestadores de serviços, pacientes e visitas, entre outras ações.

Da Redação
[email protected]