in

Secretaria de Saúde promove reestruturação para melhorar atendimento

O Laboratório Indaiatuba J.A. Ltda venceu o contrato emergencial e ficará responsável pela realização dos exames solicitados pelos médicos aos pacientes da rede pública de saúde.

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa deu mais um passo nesta semana no processo de reestruturação da pasta, que tem como principal objetivo melhorar o atendimento aos usuários da rede pública de saúde, tanto do Hospital Municipal e Maternidade Doutor Acilio Carreon Garcia, como das UBS’s (unidades básicas de saúde) e no Ambulatório de Especialidades. Segundo o secretário Vanderlei Cocato, servidores da atenção básica foram transferidos para outros setores com a ideia de trazer mais dinamismo para a pasta e também proporcionar uma “oxigenação” entre os trabalhadores.

“Nossa equipe técnica já vem desenvolvendo alguns estudos para que, num futuro próximo, possamos fazer novas mudanças dentro da secretaria. Lembrando que todas essas alterações foram bem analisadas e aprovadas pela Medicina do Trabalho e tem como objetivo sempre melhor o atendimento que nós prestamos aos usuários da rede pública de saúde, um pedido expresso do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza”, explicou Cocato.

Em abril, a Secretaria de Saúde colocou em prática um “colegiado” composto por médicos que já coordenam diferentes setores, também dentro deste processo de reestruturação da pasta. “A formação dessa equipe multidisciplinar era um projeto antigo, que faz parte das ações para humanização do atendimento. Estamos valorizando os profissionais compromissados com nossa cidade e tenho certeza de que a população vai aprovar esse novo modelo de gestão compartilhada”, afirmou Cocato.

DEFINIDO LABORATÓRIO QUE FARÁ EXAMES DE SAÚDE

O Laboratório Indaiatuba J.A. Ltda venceu o contrato emergencial aberto pela Prefeitura de Nova Odessa e ficará responsável pela realização dos exames solicitados pelos médicos aos pacientes da rede pública de saúde e também para atuar dentro do Hospital e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia. O contrato tem prazo de até 180 dias, com valor estimado de R$ 902,4 mil, e poderá ser encerrado antes – sem qualquer prejuízo à administração – com a conclusão do processo de licitação que tem como objetivo contratar uma empresa que ficará responsável pela realização dos exames de forma definitiva.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, disse que o novo laboratório já está preparando a estrutura para atender todos os pacientes da rede pública de Nova Odessa. Nos próximos dias, Cocato e representantes da empresa vão se reunir para a assinatura do contrato emergencial e definir o cronograma para retomada do atendimento, quando também serão divulgados outros detalhes como endereço e horário de funcionamento do laboratório externo.

“Demos um passo muito importante, que foi agilizar a contratação emergencial deste novo laboratório para atender os pacientes da rede pública aqui de Nova Odessa, mas o nosso principal objetivo é retomar o quanto antes a realização dos exames para as pessoas que procuravam o laboratório externo, até porque os exames de urgência e emergência não deixaram de ser feitos. Toda a estrutura já está sendo providenciada e divulgaremos o mais rápido possível a data para que tudo volte ao normal”, afirmou Cocato.

RESCISÃO

O Laborteck, que vinha prestando esse serviço ao município, teve o contrato rescindido unilateralmente e foi multado pela prefeitura. A decisão foi tomada depois que a Administração abriu processo administrativo para apurar a interdição do laboratório, determinada pela Vigilância Sanitária e que ocorreu no final do mês passado, depois que algumas incorreções técnicas de responsabilidade do contratado foram identificadas.

Cocato, explicou que, ao mesmo tempo em que determinou a abertura de processo administrativo para apurar o ocorrido em relação as obrigações do contrato com o Laborteck, cobrou explicações do laboratório, exigindo que a empresa regularizasse a situação o mais rápido possível. “A demora por parte do laboratório em solucionar as incorreções técnicas apontadas pela Vigilância Estadual deixa claro que o contrato não tinha como ser retomado. Sempre estivemos acompanhando essa situação de perto, desde o momento em que fomos comunicados deste problema”, disse o titular da pasta.