in

Secretaria de Saúde lança sistema de classificação de risco

O método é validado pelo Ministério da Saúde e segue as recomendações sobre a Política de Humanização do SUS

O evento, realizado no auditório da prefeitura, foi comandado pelo secretário de Saúde, Vanderlei Cocato

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa lançou oficialmente ontem, protocolo de acolhimento com classificação de risco para os atendimentos do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia e que entrarão em funcionamento a partir da próxima terça-feira, dia 21. O método é validado pelo Ministério da Saúde e segue as recomendações sobre a Política de Humanização do SUS (Sistema Único de Saúde).

O evento, realizado no auditório da prefeitura, foi comandado pelo secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, pelo médico Victor Heitor Gomes, coordenador médico do Pronto-socorro, e pela enfermeira responsável técnica Elmicia de Souza Silva, e reuniu toda a equipe técnica da principal unidade de saúde do município, além da equipe de enfermeiros que vai atuar na classificação dos pacientes, vereadores e representantes do Comusa (Conselho Municipal de Saúde).

De acordo com a classificação, os pacientes que procurarem atendimento no hospital passarão por uma triagem e receberão uma etiqueta com quatro cores diferentes, dependendo do caso: vermelha (emergência: caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte); amarela (urgência: caso de gravidade moderada, com necessidade de atendimento médico, sem risco imediato); verde (pouco urgente: caso para atendimento preferencial nas unidades de atenção básica) e azul (não urgente: caso para atendimento na unidade de saúde mais próxima da residência). Cinco enfermeiros vão atuar na classificação, 24 horas por dia, além de dar suporte ao Serviço 192 (ambulâncias).

“O protocolo garantirá uma saúde mais humanizada, custos mais enxutos e pacientes sendo atendidos com a prioridade que merecem. Tenho certeza que esse sistema só vai aumentar a excelência dos serviços que o Hospital Municipal de Nova Odessa já oferece. Hoje existem alguns vícios que precisam ser corrigidos e que sobrecarregam o pronto-socorro”, analisou Gomes. “No começo, muitas pessoas não vão entender o sistema, que já existe em muitas cidades da região e agora chega em Nova Odessa. Mas com o tempo, tudo se encaixará. É para melhorar o atendimento. Importante ressaltar que a equipe de enfermeiras já tem experiência com o sistema de classificação de risco”, ressaltou Elmicia.

DE FORA

Cocato frisou que, entre janeiro e agosto, o Hospital Municipal realizou 70 mil atendimentos, número extremamente alto. “Sem falar que muitas pessoas que procuram o nosso hospital, fazem críticas e até ofendem nossos funcionários são de fora. Sabemos que não será fácil, porque existe uma cultura contra esse sistema, mas vamos enfrentar esse novo desafio. Na região, só Nova Odessa ainda não havia implantado a classificação de risco e temos trabalhado muito forte para melhorar a gestão na Saúde”, afirmou o titular da pasta.

A presidente da Câmara de Nova Odessa, Carla Lucena, disse que o primeiro contato e a humanização são muito importantes. “A saúde é uma das maiores preocupações da população, mas ao mesmo tempo, uma das secretarias que mais trabalha. Eu sou prova disso”, disse a vereadora. “A saúde de Nova Odessa enfrenta desafios assim como qualquer outra cidade, mas aqui temos um secretário que é capacitado para vencê-los. O processo implantado hoje mostra isso”, reforçou o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, presidente da Comissão de Saúde no Poder Legislativo. O lançamento também foi acompanhado pelo vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis.