in

Secretaria de Saúde informa mais 4 óbitos por Covid-19 de moradores de Nova Odessa

secretaria-de-saude-informa-mais-4-obitos-por-covid-19-de-moradores-de-nova-odessa-jno

A Secretaria da Saúde de Nova Odessa informou na quinta-feira (15/04) o registro oficial de mais quatro mortes de moradores da cidade por complicações ocasionadas pelo novo coronavírus. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, novamente o número inclui casos “represados” e que aguardavam resultados de exames laboratoriais realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência para a Saúde Pública no Estado, desde o último dia 25 de março. Com esses dados, Nova Odessa atinge a marca de 128 óbitos pela Covid-19 desde o início da pandemia, há 13 meses.

Segundo o Boletim Diário, a 125ª vítima fatal do vírus na cidade foi um idoso de 70 anos, morador do Jardim Santa Rita. Ele faleceu em um hospital de Americana no dia 25 de março. Já no dia 10 de abril, a vítima foi uma idosa de 66 anos, moradora das Chácaras Recreio. Ela também se encontrava internada em um hospital de Americana. A idosa sofria de cardiopatia, um dos fatores de risco (comorbidades) para casos graves de Covid-19.

Dois dias depois, em 12 de abril, foi registrado na UR (Unidade Respiratória) o falecimento de uma mulher de 31 anos, que era moradora do Parque Klavin. No dia 14 de abril, a 128ª vítima do novo coronavírus em Nova Odessa foi um homem de 51 anos. Ele era morador do Jardim Maria Raposeiro Azenha e estava internado na UR. Ele não possuía comorbidades e faleceu em decorrência de complicações da Covid.

Segundo os dados apurados e divulgados pela Vigilância Epidemiológica, o município somou também a confirmação de mais 13 casos positivos do novo coronavírus nas últimas 24h, elevando para 3.446 o total de pacientes infectados desde o início da pandemia. Neste momento, 524 casos “suspeitos” seguem em investigação, incluindo 10 óbitos suspeitos – todos aguardando os resultados dos exames de laboratório.

Ao todo, 3.016 pessoas que foram positivadas em algum momento já são consideradas curadas da
doença (87,5% do total). Os casos ou óbitos positivos para Covid-19, ou os pacientes “suspeitos” que são negativados, só entram no boletim diário da Vigilância Epidemiológica após os resultados dos exames laboratoriais realizados pelo Instituto Adolfo Lutz (o que podem levar vários dias ou semanas), como determinam as regras oficiais da área que valem para todos os municípios.

LEITOS

Em relação ao número de leitos, na quinta-feira 11 pacientes seguiam internados na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, outros nove na nova ala respiratória do Hospital e Maternidade Municipal e 24 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em hospitais de referência públicos ou privados de outras cidades da região.

Como a pandemia de Covid-19 segue avançando em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa destaca sempre a importância do uso contínuo de máscaras por todos, da higienização constante das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel a 70% e de se manter o distanciamento social, evitando aglomerações a todo custo, como formas de combater a disseminação do novo coronavírus.