in

Secretaria de Saúde fecha a quarta-feira com 1.979 primeiras doses da vacina contra a Covid aplicadas

Em relação a segunda dose, o dia fechou com 706 aplicações de reforço já feitas – o que garante a imunização da pessoa após cerca de duas semanas

secretaria-de-saude-fecha-a-quarta-feira-com-1-979-primeiras-doses-da-vacina-contra-a-covid-aplicadas-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, atingiu na terça-feira (09/03) a marca de 1.879 primeiras doses aplicadas da vacina contra a Covid-19, o que representa 3,13% da população estimada para a cidade. Em relação a segunda dose, o dia fechou com 706 aplicações de reforço já feitas – o que garante a imunização da pessoa após cerca de duas semanas.

“A vacinação vem seguindo de acordo com a disponibilidade de vacinas. Nesta terça-feira, abrimos agenda para vacinar os idosos com idades entre 78 e 79 anos. Com isso, conseguimos avançar um pouco mais no trabalho de imunização do grupo prioritário de idosos de Nova Odessa”, explicou a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica Paula Mestriner.

De acordo com a coordenadora, as doses de reforço da Coronavac/Instituto Butantan foram aplicadas 28 dias após a primeira, conforme preconiza o PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. “Na semana passada, recebemos cerca de 800 doses de reforço e elas serão aplicadas ao longo dessa semana, especialmente nos idosos acima de 80 anos e profissionais da Saúde (que já haviam recebido a primeira dose ao longo das últimas quatro semanas)”, explicou Paula.

Na Campanha de Imunização realizada no Ginásio Municipal do Santa Rosa, foi dia do aposentado Benedito Lima, de 80 anos, morador do Parque Klavin, receber a primeira dose da vacina. Ele comentou que todos devem ser responsáveis e tomar a vacina. “Quem é responsável vai tomar a vacina, pois esse é um ato de respeito para você com o próximo”, afirmou Lima.

Já o ex-servidor público e jornalista Maurício Pavan, de 80 anos, disse que ficou na dúvida se iria tomar a vacina, mas disse que acabou sendo convencido por amigos e profissionais da Saúde. “Eu iria esperar, não estava muito confiante, mas conversando com amigos e com profissionais da saúde eles acabaram me convencendo e vim tomar a vacina”, justificou.

O dia também foi de vacina para profissionais da Saúde. A dentista Caroline Zeemberg, de 28 anos, foi até o ginásio e recebeu a primeira dose do imunizante. “Estava ansiosa pela vacina. Sou dentista e é uma categoria que corre muitos riscos por conta do contato direto com a boca do paciente. No início da pandemia, por falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) no mercado, tive que paralisar os trabalhos por mais de dois meses. Depois voltei com aflição e, agora, posso trabalhar mais aliviada. A vacinação é super importante e todos devem fazer”, declarou Caroline.

CAMPANHA

A Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa. O local conta com tenda drive-thru para atendimento dentro do veículo dos idosos com dificuldade de locomoção.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, no período da manhã, os atendimentos para a primeira dose são agendados, por meio do pré-cadastro que deve ser realizado pelo site oficial da Prefeitura de Nova Odessa (www.novaodessa.sp.gov.br). A convocação é por idade, não por ordem de cadastramento. A medida foi adotada para se evitar aglomerações.

Já no período da tarde a campanha recebe livre demanda exclusivamente para a segunda dose de idosos e profissionais da Saúde, que devem ir ao local sempre de acordo com a data indicativa de retorno constado na ficha de vacinação.

“Tudo foi organizado para que garanta maior comodidade e segurança sanitária para todos e informamos que os demais grupos prioritários receberão a primeira dose a partir do momento que recebermos mais doses do Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Para a quarta-feira (10/03), foram convocados, via pré-cadastro, cerca de 100 idosos com mais de 78 anos para receber a primeira dose do imunizante. “O trabalho vem avançando aos poucos e em breve novos grupos prioritários serão convocados para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. É importante deixar claro que esse processo, para caminhar num ritmo que gostaríamos, é necessário ter mais vacinas à disposição da nossa Secretaria de Saúde. Enquanto isso, vamos trabalhando de acordo com o volume que temos em estoque, que são poucos”, finalizou Paula.