in

Secretaria de Saúde de Nova Odessa promove atividades na Semana do Aleitamento Materno

As ações ocorrerão nas seis unidades básicas de saúde do município e contarão com palestras multidisciplinares e uma ‘live’ no Facebook

secretaria-de-saude-de-nova-odessa-promove-atividades-na-semana-do-aleitamento-materno-jno

Com o tema ‘Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável’, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa inicia na segunda-feira (3) uma série de atividades em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno. As ações ocorrerão nas seis unidades básicas de saúde do município e contarão com palestras multidisciplinares e uma ‘live’ no Facebook.

Uma roda de conversa na sala de espera da pediatria da UBS do Jardim São Francisco abre a programação na segunda-feira, às 8h, com orientações sobre amamentação passadas pelas dentistas Patricia Faciulli e Maria Inês Nogueira. Além disso, serão realizadas palestras nas salas de espera de gestantes com a nutricionista Ana Gisele e a estagiária de psicologia Aldrei Dechen. As atividades também contemplarão as UBS’s Centro, Alvorada, São Manoel, São Jorge e Novos Horizontes.

“As rodas de conversa serão bem rápidas, nas salas de espera onde as gestantes aguardam a consulta médica. Enquanto elas esperam, receberão orientações sobre a importância do aleitamento e técnicas para garantir a segurança da mãe e do bebê”, explicou a coordenadora da Atenção Básica da rede municipal, Cristiane Mareschi.

Na quarta-feira (5), a partir das 17h, será realizada uma ‘live’ na página oficial da Secretaria de Saúde no Facebook (facebook.com/SaudeNovaOdessa), com o tema ‘Mamação virtual’. Participarão da transmissão ao vivo a pediatra Lívia Aziz, a dentista Patricia Faciulli e a nutricionista Ana Gisele Xavier.

Estudos recentes reafirmam a importância do aleitamento materno e apontam que amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade nos primeiros 28 dias de vida. Além disso, bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento.