Secretaria de Saúde de Nova Odessa orienta frequentadores de academias sobre formas de prevenção ao coronavírus

A ação está sendo realizada por profissionais da Vigilância Epidemiológica e teve academias e entidades como ponto de partida

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa iniciou na terça-feira (3) um trabalho de orientação sobre formas de prevenir o Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, em locais com grande concentração de pessoas. A ação está sendo realizada por profissionais da Vigilância Epidemiológica e teve academias e entidades como ponto de partida.

“Iniciamos o trabalho de conscientização em academias da cidade, escolas de idiomas, no Clube da Melhor Idade, na Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A ideia é explicar às pessoas como a doença é transmitida e orientá-las sobre medidas simples que podem ajudar na prevenção”, afirmou a diretora da Vigilância em Saúde, Priscila Peterlevitz. O órgão vinculado à Secretaria de Saúde coordena as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e o Setor de Zoonoses na cidade.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, o trabalho de orientação é fundamental nesse momento, em meio à propagação mundial da doença, dois casos confirmados no Brasil e a proliferação de “fake news” (notícias falsas). “Nossa intenção é levar conhecimento a lugares com grande circulação de pessoas para diminuir o pânico em relação à doença”, comentou a enfermeira.

Durante a ação, as profissionais da Secretaria de Saúde conversaram com as pessoas e entregaram exemplares do “Guia de Prevenção sobre o Coronavírus”, elaborado pelo Governo do Estado. O impresso explica o que é a doença, como ocorre a transmissão, principais sintomas (febre, tosse e dificuldade para respirar) e formas de se proteger, com foco na lavagem frequente das mãos com água e sabão, uso de álcool gel, lenços descartáveis, além de evitar contato com pessoas com febre e tosse.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, explica que a ação é mais uma medida adotada pela Administração para prevenir a transmissão da doença e acalmar a população. “Estamos trabalhando desde as primeiras informações sobre a epidemia na China. Imediatamente, criamos um comitê, estabelecemos um protocolo de ações, intensificamos a orientação de servidores e usuários da rede municipal de saúde e deflagramos ações em toda cidade, em parceria com outras secretarias. Agora, estamos conversando com comerciantes e reforçando junto à população, em locais estratégicos”, explicou Cocato. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do município, a próxima ação de orientação vai se concentrar em consultórios e clínicas odontológicas.

COVID-19 NO MUNDO

No mundo, são mais de 90 mil casos da doença notificados em 72 países. Mais de três mil pessoas morreram em decorrência da infecção provocada pelo novo coronavírus. A maioria delas na China. No Brasil, são dois casos positivos confirmados – ambos no Estado de São Paulo – e 488 suspeitos.