in

Secretaria de Saúde de Nova Odessa foca no enfrentamento à Covid-19

Já na manhã de hoje (05), houve uma nova reunião para debater e definir mais algumas ações

secretaria-de-saude-de-nova-odessa-foca-no-enfrentamento-a-covid-19-jno

Atendendo à determinação de 1º de janeiro do prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho (PSD), o secretário de Saúde Nivaldo Luís Rodrigues, o Dr. Nivaldo, reuniu parte da equipe já nas primeiras horas desta segunda-feira (4) para discutir ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 da cidade.

Na reunião, as equipes técnica e administrativa da pasta se uniram para estudar o que mais pode ser feito para combater o coronavírus, bem como preparar a Rede Municipal de Saúde para a futura vacinação contra a doença, que deve começar por grupos prioritários tão logo o imunizante seja disponibilizado pelo Estado ou pela União.

O grupo debateu, em um primeiro momento, as solicitações do prefeito Leitinho, que tão logo tomou posse, na sexta-feira, assinou o decreto para a criação dos Núcleos Internos de Planejamento e Combate ao Coronavírus pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Estes Núcleos já estão sendo formados com representantes das duas secretarias e, já na manhã de hoje (05), houve uma nova reunião para debater e definir mais algumas ações.

Na mesma data, dia da posse, o prefeito assinou uma Manifestação Pública de Intenção solicitando a realização, pela equipe técnica da Saúde, de estudos e medidas visando a eventual disponibilização, no SUS, do “kit” profilático com zinco e vitamina D, e possivelmente do medicamento ivermectina.

“Os estudos e levantamentos estão sendo feitos, porém já foi definido que os pacientes sintomáticos acima dos 50 anos é que devem receber o kit primeiramente, assim como as medicações indicadas pelos médicos da Rede Municipal. Outros grupos ainda serão estudados. Além disso, de imediato, já estão sendo orçados a ampliação de leitos e estrutura para exames”, explicou a Secretaria de Saúde.

Além disso, de imediato, já estão sendo orçados a ampliação de leitos, da estrutura e da realização de exames na Unidade Respiratória, assim como um possível “reforço” na equipe técnica, “para melhor atendimento e maior controle da doença”.

No período da tarde, o secretário recebeu a visita de alguns servidores, responsáveis por departamentos e setores específicos, para fazer um mapeamento dos atendimentos e funcionamento de cada setor. Esse trabalho deve continuar até a próxima quarta-feira.

“Queremos ouvir os colaboradores da pasta, primeiro os líderes, os coordenadores, para saber como está o funcionamento e quais as necessidades. Nosso intuito é o mesmo do prefeito Leitinho: melhorar a Saúde, que está bem deficitária em várias áreas, e dar um bom atendimento à população, vamos trabalhar muito para isso”, afirmou Dr. Nivaldo.