in

Secretaria de Saúde de Nova Odessa começa a vacinar hoje quem tem mais de 78 anos

Setor garantiu ontem aplicação da 2ª dose para mais 220 idosos com idade acima dos 80 anos

secretaria-de-saude-de-nova-odessa-comeca-a-vacinar-hoje-quem-tem-mais-de-78-anos-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, garantiu nesta segunda-feira (08/03) a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para mais 220 idosos com idade acima dos 80 anos, além de anunciar que começa nesta terça-feira (09/03) a convocar para serem imunizados com a primeira das duas doses idosos com idades entre 78 e 79 anos.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, as doses de reforço da Coronavac/Instituto Butantan foram aplicadas 28 dias após a primeira, conforme preconiza o PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde.

“Nossa campanha de vacinação vem avançando de acordo com a quantidade disponível de vacinas. Na semana passada, recebemos cerca de 800 doses de reforço e elas serão aplicadas ao longo dessa semana, especialmente nos idosos acima de 80 anos e profissionais da Saúde (que já haviam recebido a primeira dose ao longo das últimas quatro semanas)”, explicou Paula.

 

‘VACINÔMETRO’

 

Com as doses aplicadas na segunda-feira, o “vacinômetro” novaodessense aponta agora 1.765 primeiras doses da vacina contra Covid-19 aplicadas, além de 612 doses de reforço já realizadas. A Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa. O local conta com tenda drive-thru para atendimento dentro do veículo dos idosos com dificuldade de locomoção.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que no período da manhã, os atendimentos para a primeira dose são agendados, por meio do pré-cadastro que deve ser realizado pelo site oficial da Prefeitura de Nova Odessa (www.novaodessa.sp.gov.br). A medida foi adotada para se evitar aglomerações. Já no período da tarde a campanha recebe livre demanda exclusivamente para a segunda dose, de acordo com a data indicativa de retorno constado na ficha de vacinação. A convocação é por idade, não por ordem de cadastramento.

“Tudo foi organizado para que garanta maior comodidade e segurança sanitária para todos e informamos que os demais grupos prioritários receberão a primeira dose a partir do momento que recebermos mais doses do Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Para terça-feira (09/03) foram convocados, via pré-cadastro, cerca de 100 idosos com mais de 80 anos para receber a primeira dose do imunizante. “O trabalho vem avançando aos poucos e em breve novos grupos prioritários serão convocados para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. É importante deixar claro que esse processo, para caminhar num ritmo que gostaríamos, é necessário ter mais vacinas à disposição da nossa Secretaria de Saúde. Enquanto isso, vamos trabalhando de acordo com o volume que temos em estoque, que são poucos”, finalizou Paula.