in

Secretaria de Saúde de NO dá início aos plantões psiquiátricos aos sábados

No dia 12/02, uma nova médica psiquiatra foi contratada e deu início imediato aos atendimentos do “mutirão” – ou seja, da demanda reprimida

secretaria-de-saude-de-no-da-inicio-aos-plantoes-psiquiatricos-aos-sabados-jno

No último dia 20/02, durante todo o dia, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa deu início aos plantões de atendimento psiquiátrico no Ambulatório de Especialidades aos sábados. A Secretaria definiu, junto ao médico da especialidade “convocado” para esta tarefa especial, a realização de um atendimento a cada 20 minutos. Desta forma, o profissional tem condições de ouvir o paciente e entender a sua necessidade. De 25 pacientes agendados, 22 foram atendidos, e houve apenas três faltas. Novo atendimento acontece neste sábado, dia 27, novamente apenas para pacientes agendados.

“Esse formato de plantão psiquiátrico vai acontecer por vários sábados, até que diminua consideravelmente a fila, que estava com pouco mais de 900 pacientes”, adiantou o prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho. O “mutirão” de atendimento psiquiátrico havia sido anunciado no último dia 15 pela gestão municipal, apesar de ter começado ainda no dia 11/02, e foi viabilizado visando diminuir a “fila” de cerca de 900 pacientes a serem atendidos entre primeira consulta e retorno.

A Rede Municipal de Saúde só contava com um profissional, que se divide no atendimento entre o Ambulatório de Especialidades, ao lado do Hospital e Maternidade Municipal, e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). No dia 12/02, uma nova médica psiquiatra foi contratada e deu início imediato aos atendimentos do “mutirão” – ou seja, da demanda reprimida.

“O médico Marco Aurélio também vai atender um dia durante a semana, assim como a outra médica psiquiátrica que acabamos de contratar, que vai atender duas vezes na semana. Queremos assim diminuir consideravelmente o tempo na ‘fila’ de espera”, acrescentou o secretário da pasta, o médico Nivaldo Luís Rodrigues.

A Rede Municipal de Saúde conta ainda com outros dois profissionais que atuam nessa área, com atendimentos às quartas e quintas-feiras, e um quinto profissional, que estava afastado em função de ser parte do grupo de risco para Covid-19, mas que deve voltar ao trabalho presencial já nos próximos dias.

“Com isso, dá-se um ‘salto’ de dois profissionais na área de Psiquiatria para cinco. O objetivo é diminuir praticamente a ‘fila’ de espera para atendimento de primeira consulta e retorno, que estava chegando a mil pacientes. Em conversa com o médico Marco Aurélio, psiquiatra que atendeu no plantão deste sábado, observamos que os pacientes estavam cumprindo os horários e estava sendo um plantão muito bom. De 25 pacientes agendados, 22 foram atendidos. Teve apenas três faltas”, completou o secretário municipal de Saúde.

“Nossa missão na Prefeitura é cuidar e salvar vidas, e cuidar da saúde mental das pessoas é parte fundamental do trabalho da Rede Municipal de Saúde. Felizmente, contamos com pessoal qualificado e empenhado nessa missão, que recebe agora o reforço desses novos médicos especialistas”, apontou recentemente o prefeito Leitinho.

“Aos pacientes, é preciso lembrar que é muito importante atualizar o telefone no nosso cadastro, não faltar à consulta, e chegar com apenas 5 minutos de antecedência com relação ao horário informado, para evitar aglomeração no Ambulatório”, completou Jaqueline Serrano, responsável pelo Ambulatório de Especialidades de Nova Odessa.