in

Secretaria de Obras contesta “carta aberta” e garante que empreendimento está regular

A Secretaria de Obras Públicas, Projetos e Planejamento Urbano de Nova Odessa emitiu uma nota contestando as afirmações feitas pelo empresário Celso Nicoletti, da Tintex Tinturaria, em “carta aberta” publicada na imprensa regional na última terça-feira. De acordo com o engenheiro Erik Ortolano, a área onde serão edificadas torres de apartamentos do Square Residence está inserida no “zoneamento residencial” e, portanto, é legalmente permitida a construção desse tipo de edificação.

“Em documentação elaborada pelo responsável pela construção dos apartamentos, foi apresentado o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) com medidas mitigadoras, como a criação de barreira vegetal (cinturão verde) na divisa da propriedade com a empresa. Foi previsto ainda a utilização de caixilho de desempenho conforme preconiza a NBR 15.575-4/2013. A Secretaria de Obras informa
ainda que, ao receber o primeiro comunicado sobre o assunto, organizou uma reunião entre o diretor de empresa, o empreendedor e o proprietário da área no Gabinete do Prefeito, onde ficou exigida a alteração da implantação das torres para local mais distante da divisa com a empresa.

Portanto, o município fica surpreso com a atitude do empresário”, traz a nota. A secretaria afirma ainda que, quanto ao sistema ininterrupto de caminhões que atendem a empresa, “pode se dizer que não é nada além do que o próprio trânsito instalado na avenida Ampélio Gazzetta”. Já sobre o fato de a empresa manter em seu prédio materiais químicos e inflamáveis, o engenheiro ressalta que cabe a própria Tintex manter atualizados os sistemas de proteção e combate a incêndios, inclusive, com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros em dia.

“Embora a empresa tenha relatado que atende as normas técnicas quanto a emissão de ruídos e fumaça, qualquer futura reclamação deve ser encaminhada à Cetesb, órgão responsável pela fiscalização. Por fim, a secretaria informa que a aprovação do empreendimento seguiu todos os procedimentos Legais ditados pelas posturas municipais”, finaliza a nota.