Secretaria de Meio Ambiente plantou 1.785 novas árvores ao longo do ano passado

Um dos objetivos principais da Secretaria de Meio Ambiente é envolver a comunidade nas ações

Seja por meios próprios ou através de parcerias, a Prefeitura de Nova Odessa realizou o plantio de 1.785 mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas, recuperando áreas públicas e ampliando a cobertura vegetal do município. Um dos objetivos principais da Secretaria de Meio Ambiente é envolver a comunidade nas ações.

Em atuação conjunta da Prefeitura, existe o GAA (Grupo dos Amigos das Árvores), formado por diversas empresas da cidade e que realizam a doação das espécies. A Secretaria do Meio Ambiente conta ainda com auxílio da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), empresa de economia mista responsável pelos serviços de água e esgoto no município.

As espécies plantadas são nativas e frutíferas. Em todos os lugares, as ações ambientais envolvem moradores próximos, que passam a ser colaboradores do Município. “Eles ajudam a preservar as árvores. Além do plantio e dos cuidados necessários, a Secretaria de Meio Ambiente conta com a parceria da comunidade na manutenção permanente”, explica o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza, o Nenê Gás. De acordo com ele, as iniciativas aumentam os chamados ‘cinturões verdes’ dentro do perímetro urbano. “São muitos benefícios, inclusive retendo os poluentes produzidos pelos veículos, proporcionando sombra e um ar mais puro aos cidadãos, além de frutas para consumo”, destaca o secretário. “E na parte rural, junto da Coden, buscamos recuperar áreas de preservação dos mananciais de água”, frisa.

Entre os plantios, Nenê destacou a ação promovida por todas as secretarias da Prefeitura de Nova Odessa em setembro, quando houve o plantio de mais de 100 mudas das mais variadas espécies para marcar o Dia da Árvore. A ação reforçou o selo “Paraíso do Verde”, como o município é conhecido em todo o Estado. Foram plantadas mudas em escolas municipais e estaduais, unidade de saúde, ginásio e em outras áreas públicas.

Presidente do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza não só participa dos plantios, como frisa a importância de envolver a comunidade nas comemorações. “Nós somos um governo comprometido com a natureza e meio ambiente. Nova Odessa tem 15 árvores por habitante, enquanto o recomendado é três árvores. Mas vamos continuar plantando e vamos continuar cuidando do nosso recurso natural, até porque quando plantamos uma árvore, estamos plantando uma vida”, afirmou Bill.