in

Secretaria de Meio Ambiente orienta sobre riscos de podas drásticas

Corte de galhos sem autorização pode gerar multa.

A Secretaria de Meio Ambiente orienta os moradores sobre os riscos das chamadas podas drásticas, quando são cortados todos os galhos das árvores. Segundo a Administração, este tipo de poda é proibido quando feito sem autorização e pode gerar multa ao responsável.
Assessor da Secretaria de Meio Ambiente, José Carlos de Castro afirmou que nas últimas semanas foram identificados vários casos de podas em desacordo com as orientações da Administração. “Este tipo de poda é irregular, pois causa muitos danos às árvores. Estamos fiscalizando e, em casos de irregularidades, os responsáveis serão notificados para que prestem os esclarecimentos”, disse.
Ele destacou que, em alguns casos, há inclusive aplicação de multas, já que a poda pode comprometer a saúde da árvore.
Diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela explicou que quando necessário, os moradores devem fazer a poda apenas das folhas, o que não compromete a planta. “Em casos de podas dos galhos, esta deve ser feita sob orientação da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente”, explicou.
Segundo ela, o morador pode solicitar as orientações técnicas ou então a visita de uma equipe para avaliar a árvore. “Esta é uma determinação não apenas para garantir a saúde da árvore, mas também a segurança do morador. Muitas vezes a árvore está encostada na rede elétrica e uma poda inadequada pode colocar em risco a pessoa que está realizando o serviço”, disse.
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3476-8600 ramal 293.