in

Secretaria de Esportes inicia campeonato de futsal com 360 jovens em Nova Odessa

Competição organizada pela Prefeitura inclui atletas nascidos entre 2003 e 2008

Jogos são realizados no ginásio do jardim Santa Rosa

Categorias de Base em Nova Odessa. Três partidas abriram a competição no Ginásio Municipal de Esportes ‘Jaime Nércio Duarte’, no jardim Santa Rosa. O torneio é organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, reunindo 360 jovens distribuídos em 29 equipes, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.

No sub-11, são inscritos atletas nascidos nos anos de 2007 e 2008; no sub-13, em 2005 e 2006, enquanto no sub-15, em 2003 e 2004. Nas duas categorias menores, as partidas têm duração de 30 minutos, em dois tempos de 15. Já no Sub-15, o jogo tem 40 minutos, divididos em duas etapas de 20 cada. A competição dos jovens ocorre logo após o término do Campeonato Municipal de Futsal Amador em Nova Odessa.

Pelo Sub-11 estão os seguintes times: Grupo A – Juventude, U.V.A., Audax, Arena Soccer e Futsal Central; Grupo B – São Francisco, Juventude B, Batista São Jorge, Triunfo, U.V.A.B e Ipê Amarelho. No Sub-13: Grupo A – Juventude, U.V.A., Audax e Arena Soccer; Grupo B – São Francisco, Batista São Jorge, Futsal Central e Ipê Amarelho. E no Sub-15: grupo A – Juventude, U.V.A., Audax, Arena Soccer e Unidos; Grupo B – São Francisco, Triunfo, Ipê Roxo, U.V.A. B e Futsal Central.

O regulamento prevê que as 11 equipes do Sub-11 disputam em dois grupos, um com 5 e outro com 6, para se classificar os 4 melhores de cada. Então a partir da segunda fase se enfrentam no sistema eliminatório (‘mata-mata’), até a final. Já os 8 times do Sub-13 também disputam nos dois grupos de 4 para definir o chaveamento eliminatório, que prossegue até o fim. E no Sub-15, as 10 equipes disputam do mesmo modo em dois grupos, se classificando 4 cada, para os ‘mata-matas’ seguintes.

“Importante frisar que é tudo totalmente gratuito, para divulgar a prática do futsal entre os jovens novaodessenses”, destaca o secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta. A Prefeitura já oferece aulas gratuitas de futsal e outras modalidades para jovens entre 6 e 17 anos de idade, realizando agora o torneio nas três idades das categorias de base, como forma de desenvolver a competitividade.

SEGUNDA RODADA DO AMADOR

Em Nova Odessa teve bolando rolando em quatro campos de futebol, em partidas de domingo, válidas pela segunda e terceira divisões do Campeonato Amador. Com 20 equipes inscritas, a competição é uma das maiores da cidade e movimenta 500 jogadores. Pela “segundinha”, no campo do Progresso, o Ajax levou a melhor sobre o Independentes, com o placar simples de 1 a 0. Em seguida, Real Klavin e Juventude empataram em 2 a 2. Já no campo da Vila Azenha, o América derrotou o Lions por 2 a 1. Na sequência, o Maranhão fez 1 a 0 sobre o Audax.

Na “terceirinha”, o campo do Guarapari foi o palco para a vitória do Chelsea por 2 a 1 em cima do Borussia e da goleada por 6 a 0 do São Manoel em cima do Imigrantes. Já no campo do São Manoel, uma coincidência: os dois jogos terminaram com placares de 3 a 1. O Bahia venceu o Ipê Roxo e a Polícia Militar perdeu para o Santa Luiza.

CLASSIFICAÇÃO

Pela segunda divisão, o time do Maranhão lidera com seis pontos pelo Grupo A, após duas rodadas. O Ajax vem logo atrás com três pontos e um jogo a menos. Em terceiro e quarto lugares estão Audax e Red Bull com um ponto apenas, sendo que a equipe do Audax tem um jogo a mais. O Independente está na quinta posição, sem ter marcado nenhum ponto em dois jogos.

Pelo Grupo B, o Juventude está na ponta com quatro pontos, seguido pelo América com três e um jogo a menos. O Real Klavin arrancou um ponto em cada rodada e ocupa a terceira posição com dois pontos. O Lyons, que conseguiu um ponto após as duas rodadas, está em quarto lugar. Já o Las Palmas, com um jogo a menos, perdeu o jogo de estreia, ainda não somou pontos e acabou com a quinta posição.

Na terceira divisão, Alvorada e Bahia que ainda não fizeram a segunda rodada lideram o Grupo A com três pontos. Em dois jogos, Polícia Militar e Santa Luiza somaram três pontos cada e seguem em terceiro e quarto lugares, respectivamente. Na quinta posição, aparece o Ipê Roxo que ainda não pontuou na competição.

O Chelsea lidera o Grupo B com seis pontos, após duas rodadas. O São Manoel vem em segundo lugar com três. Com um jogo a menos, o Guarapari vem na terceira colocação com três pontos. Borussia e Imigrantes (com um jogo a menos) ficaram com as duas últimas posições sem ter pontuado.