in

Secretaria de Esportes busca popularizar as artes marciais

Município oferece aulas gratuitas e sedia Campeonato Paulista de Kickboxing e Artes Marciais

Através da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, a Prefeitura de Nova Odessa está buscando popularizar a prática de artes marciais na cidade. Além de oferecer aulas gratuitas de kung fu e outras modalidades, o município receberá no próximo dia 29 o “5º Campeonato Paulista de Kickboxing e Artes Marciais”. Ambas as ações ocorrem no Ginásio Municipal ‘Jaime Nércio Duarte’, no Jardim Santa Rosa.

“É uma prática que traz ganhos físicos, mentais e emocionais”, destaca o secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta. Atualmente, as aulas oferecidas gratuitamente ocorrem as segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h30. São aproximadamente 45 alunos atuais, com capacidade para ampliação. Não há contraindicações e podem participar de crianças a idosos, de 5 a 80 anos.

“Oferecemos um mix de kung fu, defesa pessoal, muay thai e kickboxing”, ressalta o professor e mestre Alexandre de Almeida, voluntário responsável por ministrar e supervisionar as aulas. “A prática de disciplinas marciais proporciona ganhos”, frisa. “Vários pais nos procuram por causa da disciplina e o respeito que as artes marciais ensinam. Querem melhora dos jovens em casa e na escola”, detalha.

No próximo dia 29, Nova Odessa recebe no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa a competição organizada por Alexandre de Almeida junto do também mestre nas artes marciais, Jaime dos Santos. “É um evento de total importância para o desenvolvimento das artes marciais no município”, cita o secretário de Esportes. É prevista a participação de atletas de municípios diferentes, incluindo o Rio de Janeiro.

Lutador novaodessense é destaque em competição no MT

No dia 7 de abril, o lutador novaodessense Juliano Cavaglieri, da equipe Muay Thai Naja Team, disputou o campeonato Interestadual de Muay Thai e Kickboxing na cidade de Sinop/MT.

Juliano que é lutador com deficiência física e participa de competições com atletas normais. Ele foi o único representante do estado de São Paulo na competição que teve 13 estados presentes. O atleta novaodessense ficou com o título de vice-campeão interestadual de Muay Thai além do tão sonhado cinturão no Kickboxing, sendo suas lutas as mais esperadas e aplaudidas do evento.

“Mesmo quando perdi a final do Muay Thai ainda continuei sendo aplaudido pelo público presente que se sentiu motivado ao me ver lutando, portanto sinto que cumpri meu dever de mostrar que não é uma deficiência física que pode limitar qualquer um de conquistar seu sonho”, disse Juliano Cavaglieri.

Com esse excelente resultado, o atleta está classificado para o Mundial de Muay Thai WKA que será realizado em outubro na cidade de Alicanta na Espanha.

Juliano que também é professor grau preto de Muay Thai e faixa preta de Kickboxing ministra aulas na Academia Módulus e mantém um projeto social para crianças carentes no bairro jardim Triunfo. Interessados em apoiar o projeto e o atleta entrar em contato (19) 9-9331 9559.