Secretaria de Educação inicia implantação de cursos de Primeiros Socorros em Nova Odessa

Autor de lei, vereador Tiãozinho se reuniu com dirigentes do setor para saber detalhes

A Secretaria de Educação de Nova Odessa começa a implantar este mês o Curso de Treinamento em Primeiros Socorros aos profissionais da rede municipal de ensino. Autor de lei sobre o assunto, o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB), se reuniu com a secretária municipal de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, a diretora de Educação Infantil, Fabiana Vaughan Hartgers, e a diretora de Gestão Pedagógica e Educação Especial, Érika Salazar Sanches, além de integrantes do CBVNO (Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Odessa).

O objetivo do vereador é saber os detalhes do projeto e o cumprimento à Lei Municipal nº 2.744, de sua autoria. A legislação determina que os servidores e empregados das unidades escolares tenham treinamento em primeiros socorros. “É importante ter funcionários com as noções necessárias, para que ajudem a evitar mortes acidentais no universo escolar”, explica Tiãozinho.

A ‘Lei Lucas’ teve origem após uma cidadã de Campinas (Alessandra Zamora) perder o único filho – então com 10 anos – no ano de 2017, engasgado com um pedaço de salsicha ao ingerir um cachorro-quente durante um passeio promovido pela escola. A mãe então iniciou uma campanha para obrigar que as escolas ofereçam cursos de primeiros socorros aos funcionários.

Érika Salazar explica que será ofertado o curso aos profissionais da rede municipal em todas as 25 unidades escolares, incluindo equipe gestora (diretores e coordenadores), de secretaria e de apoio escolar (merendeiras, serventes, orientador e inspetor de alunos). Todos os funcionários vão participar de 16 horas da capacitação ministrada por equipe do Corpo de Bombeiros Voluntários.

“O curso será ofertado em quatro etapas, para atender a toda a rede: uma prevista para março, duas para abril e outra em maio”, detalha a diretora. “É uma medida de grande importância para a comunidade escolar e o município como um todo”, acrescenta a secretária de Educação, Claudicir Picolo. “Agradecemos à Administração Municipal pelo apoio na implantação do curso”, finaliza o vereador.