Saúde vai vacinar adolescentes nas UBS’s

Embora data ainda não esteja definida, município recebeu nesta segunda-feira os primeiros lotes do imunizante voltados para pessoas entre 12 e 17 anos, com ou sem comobirdades

saude-vai-vacinar-adolescentes-nas-ubss-jno

Nova Odessa começou a receber nesta segunda-feira os primeiros lotes de vacinas para serem aplicadas em adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades. Ainda não foi definida uma data para o início da imunização deste novo grupo etário, mas isto pode acontecer ainda em meados desta semana.

Uma novidade, para este grupo, é que os adolescentes serão atendidos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), e não no Ginásio do Jardim Santa Rosa (onde adultos maiores de 18 anos e todos que tomaram a primeira dose até agora continuam sendo atendidos normalmente). O intuito da Secretaria de Saúde é aproveitar a oportunidade para verificar os adolescentes com vacinas de rotina eventualmente atrasadas e completar a caderneta desse público.

“A vacinação contra Covid dos adolescentes, em Nova Odessa, será feita na Atenção Básica, assim como já é feito com a vacina das gestantes e puérperas. Cada adolescente deverá procurar a UBS da área da sua residência com CPF, carteira de vacina e comprovante de endereço. Assim que o Documento técnico da Campanha aos adolescentes for divulgado pelo CVE/São Paulo, divulgaremos o início dos atendimentos na cidade”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, enfermeira Paula Mestriner.

MUTIRÃO

Entre o mutirão de sábado (14/08) o atendimento de rotina da segunda-feira (16/08), a equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa que atua na Campanha de Imunização Contra a Covid-19 aplicou mais 1.474 doses das vacinas disponíveis. Foram 471 primeiras doses aplicadas no sábado, além de 312 primeiras doses e 691 doses complementares na segunda-feira.

A cidade chegou, assim, a um total de 52.439 vacinas utilizadas desde o início da campanha em janeiro deste ano, sendo 39.453 doses iniciais (o equivalente a 64,72% da população total de Nova Odessa) e 12.986 segundas doses ou doses únicas (ou 21,30% da população local, estimada pelo IBGE em 60.956 moradores).

Segundo a estimativa da Vigilância Epidemiológica a partir de estatísticas populacionais oficiais indicando 46.459 moradores em “idade vacinável” na cidade (ou seja, com 18 anos ou mais), esses percentuais aumentam para 84,92% da população adulta com ao menos uma dose das vacinas, e 27,95% com esquema vacinal completo.