in

Saúde promove novo mutirão de vacinação

Serão levadas ao ginásio 600 doses das vacinas disponíveis para primeira fosse, mas este número pode aumentar se houver boa procura ao longo da manhã – como aconteceu nos últimos dois sábados

Aproximando-se da marca de 65% da população total da cidade com ao menos uma vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa promove neste sábado (14/08) mais um mutirão de imunização, das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa. Podem se vacinar todo morador da cidade com 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, independente do mês de nascimento.

Serão levadas ao ginásio 600 doses das vacinas disponíveis para primeira fosse, mas este número pode aumentar se houver boa procura ao longo da manhã – como aconteceu nos últimos dois sábados de mutirão, graças em grande parte à adesão maciça dos jovens de Nova Odessa à campanha de “convocação” conduzida pela Prefeitura da cidade em suas redes sociais.

Na sexta-feira, a equipe da Saúde que atua no Ginásio aplicou mais 781 vacinas, sendo 578 primeiras doses e 203 doses de reforço. A cidade chegou, assim, a 50.965 doses utilizadas no total, sendo 38.670 primeiras doses (perfazendo 63,44% da população total com ao menos uma dose recebida) e 12.295 doses complementares ou única (o que equivale a 20,17% dos novaodessenses já com esquema vacinal completo).

Estes percentuais são ainda maiores se levada em conta apenas a população adulta, ou seja, com 18 anos ou mais, que é o grupo efetivamente incluído até aqui na Campanha de Imunização Contra a Covid-19. Uma estiva da Vigilância Epidemiológica a partir de estatísticas populacionais oficiais indica 46.459 moradores em “idade vacinável” na cidade. Assim, já são 83,2% os novaodessenses acima dos 18 anos com ao menos uma vacina, e 26,4% aqueles com esquema vacinal completo.

 

ESFORÇO CONTÍNUO

A vacinação continua normalmente na segunda-feira (16/08), para todos os moradores adultos da cidade, acima dos 18 anos, com ou sem comorbidades. Durante a semana, as senhas correspondentes ao total de doses disponíveis para cada dia serão distribuídas de manhã, a partir das 8h. Eventualmente, pode haver distribuição de senhas também à tarde, a partir das 13h – dependendo sempre da disponibilidade de doses.

Durante a semana, ao menos até o próximo dia 20/08, segue valendo a tabela de atendimento diário pelo mês de nascimento. Funciona assim: quem nasceu em janeiro, fevereiro ou março será vacinado sempre às segundas-feiras; quem nasceu em abril, maio e junho às terças; os nascidos em julho e agosto às quartas; os de setembro e outubro às quintas; e nascidos em novembro e dezembro, às sextas-feiras. (O sistema só não vale nos eventuais mutirões de sábado.)

Quem não puder comparecer ou não conseguir senha deve retornar no mesmo dia da semana seguinte ou, se houver, nos mutirões de sábado – que são realizados sempre que há vacinas disponíveis ao Município.