in

Saúde já realizou 437,2 mil atendimentos este ano

Número refere-se a consultas e outros procedimentos realizados na rede pública de Nova Odessa

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa já realizou 437,2 mil atendimentos este ano. O número é resultado das consultas e outros procedimentos realizados no pronto-socorro do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, no Ambulatório de Especialidades e nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde de Nova Odessa). O balanço foi apresentado esta semana pelo secretário Vanderlei Cocato, que em novembro completou um ano frente à pasta.
“A Saúde de Nova Odessa é, certamente, a que mais atende. Foram mais de 437 mil atendimentos para uma população de 57 mil habitantes. Isso sem contar exames, transporte e outras ações que realizamos”, disse Cocato. “E, mesmo tendo uma estrutura modesta, adequada ao tamanho de nossa cidade, conseguimos atender todas estas pessoas. Temos também neste levantamento uma parcela de moradores de outras cidades que recorrem à Nova Odessa por saberem da qualidade e agilidade dos serviços prestados”, continuou.
O secretário destacou que para atender os pacientes, a Prefeitura tem investido cada vez mais na Saúde. “Melhoramos nossa estrutura e estamos capacitando nossos profissionais. Em menos de um ano contratamos cerca de 40 servidores da área da Saúde, que ajudarão a garantir um atendimento mais digno e de melhor qualidade aos nossos pacientes”, afirmou.
Durante o balanço, Cocato comentou sobre as readequações internas promovidas. “Implantamos regras e protocolos para a organização dos setores. Algumas das determinações geraram, é claro, descontentamento, mas é importante frisar que todas foram feitas com o objetivo de humanizar e melhorar o atendimento ao cidadão, que busca um serviço eficiente e rápido”, disse.
“Recentemente, durante audiência pública na Câmara, os próprios vereadores destacaram que temos feito mais com menos. Porque a receita, por conta da crise, tem diminuído, mas não paramos de investir, mantendo os nossos postos de saúde abertos, o hospital com médicos 24 horas, entre outras ações”, continuou.

CAPACIDADE
O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, acompanhou o balanço apresentado por Cocato no auditório do Paço Municipal. Ele também destacou o trabalho que vem sendo executado e os avanços do setor. “A Saúde é prioridade no meu governo e o Cocato em um ano já me mostrou sua capacidade apresentando resultados que outros não conseguiram”, disse.
O chefe do Executivo destacou o número de atendimentos registrados. “Nossa população é pequena para termos tantas consultas e atendimentos, mas é sinal que a saúde oferecida é boa, que estamos avançando. O Cocato tem mostrado pulso firme, enfrentando os desafios e cobrando a prestação de um serviço de qualidade”, reforçou. “Eu sempre digo: árvore que não dá frutos não leva pedradas. As adversidades aparecem, mas é preciso seguir em frente e o secretário tem o meu apoio”, finalizou.

NÚMEROS
De acordo com o balanço apresentado por Cocato, entre janeiro e novembro de 2017 foram realizadas 87.015 consultas no pronto-socorro do Hospital e 31.810 no Ambulatório de Especialidades, além de 291 partos na maternidade municipal.
Nas quatro UBSs da cidade instaladas no Centro, São Manoel, São Jorge e Jardim Alvorada, e na Unidade de Acesso Avançado do Jardim São Francisco foram 64.732 consultas com médicos da rede e também do programa Mais Médicos.
O levantamento apontou ainda outros 155.344 atendimentos com enfermagem e serviço social no pronto-socorro e 11.321 no Ambulatório de Especialidades. Já nos postos de saúde foram 86.704 atendimentos com estes profissionais nos primeiros 11 meses do ano.