in

Saúde de Nova Odessa se aproxima das 50 mil vacinas aplicadas na população e ‘convoca’ para 2ª dose

saude-de-nova-odessa-se-aproxima-das-50-mil-vacinas-aplicadas-na-populacao-e-convoca-para-2a-dose-jno

Graças à maciça adesão dos mais jovens à vacinação contra a Covid-19 nos últimos dias, motivada por uma campanha de divulgação intensa e direcionada a este público pela Prefeitura, Nova Odessa deve ultrapassar ainda nesta semana a marca das 50 mil doses aplicadas em sua população. O boletim de quarta-feira (11/08) da Secretaria de Saúde da cidade apontava 49,3 mil doses aplicadas, com uma média, nos últimos dias, acima das 800 vacinas diárias.

Foram aplicadas no dia, no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, mais 845 doses das vacinas, totalizando as 49.326 unidades utilizadas desde o final de janeiro. Foram mais 646 primeiras doses na quarta, elevando o total a 37.472 – o equivalente a 61,47% da população.

Também foram aplicadas mais 199 segundas doses, elevando o total de moradores com “caderneta completa” a 11.854, ou 19,45% da população de Nova Odessa, estimada atualmente pelo IBTE em 60.956 habitantes. A Prefeitura alerta para que os já vacinados fiquem atentos à data da segunda dose.

A vacinação prossegue diariamente na cidade, agora para todos os moradores acima dos 18 anos, com ou sem comorbidades. Durante a semana, as senhas correspondentes ao total de doses disponíveis para cada dia serão distribuídas de manhã, a partir das 8h. Eventualmente, pode haver distribuição de senhas também à tarde, a partir das 13h – dependendo sempre da disponibilidade de doses.

Durante a semana, ao menos até o próximo dia 22/08, segue valendo a tabela de atendimento diário pelo mês de nascimento. Funciona assim: quem nasceu em janeiro, fevereiro ou março será vacinado sempre às segundas-feiras; quem nasceu em abril, maio e junho às terças; os nascidos em julho e agosto às quartas; os de setembro e outubro às quintas; e nascidos em novembro e dezembro, às sextas-feiras. (O sistema só não vale nos eventuais mutirões de sábado.)

Quem não puder comparecer ou não conseguir senha deve retornar no mesmo dia da semana seguinte ou, se houver, nos mutirões de sábado – que são realizados sempre que há vacinas disponíveis ao Município.

A equipe da Secretaria de Saúde lembra aos jovens e seus responsáveis que, para ser vacinado, é necessário que o adolescente apresente a documentação exigida pelo sistema do Governo do Estado, incluindo o número do CPF – que pode ser obtido no site da Receita Federal ou nas agências do Poupatempo Paulista.

Todos que serão vacinados devem fazer antes o pré-cadastro no site https://portal.vacinaja.sp.gov.br/covid-19%20vaccine/. Apesar de não ser obrigatório, o pré-cadastro agiliza o atendimento da pessoa no Ginásio, reduzindo o tempo de espera de todos.

Todos os interessados na vacina, independente do grupo ou faixa etária, devem levar RG e CPF (ou CNH) e comprovante de endereço recente em Nova Odessa. O ginásio fica na Rua João Bassora, nº 500, com portas abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45 e das 13h às 15h45 (ou até acabarem as senhas correspondentes às doses disponíveis no dia).

 

2ª DOSE

 

Quem busca o Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa para a dose complementar deve ir no dia indicado na caderneta de vacinação, independente do mês de nascimento. A imunidade só é atingida, dentro dos percentuais de eficácia apontados pelas fabricantes, cerca de três semanas após a dose de reforço.

Mesmo após este período, toda a população deve continuar obedecendo às regras sanitárias de enfrentamento à pandemia, que incluem o uso de máscaras e de álcool a 70% e o distanciamento social, evitando-se aglomerações a todo custo.

Saiba mais sobre a campanha de vacinação diariamente em www.novaodessa.sp.gov.br/, www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa/ e www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/. O novo hotsite com todas as informações locais sobre a pandemia de Covid-19 e a vacinação está disponível em www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/.