in

Saúde de Nova Odessa promove mutirão para zerar fila em cinco especialidades

De acordo com o secretário Vanderlei Cocato, o mutirão não prejudicará, de forma alguma, os atendimentos já agendados

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa iniciou um mutirão de consultas para zerar a fila de espera em cinco especialidades: cardiologia, endocrinologia, neurologia adulta, dermatologia e oftalmologia. O trabalho começou no último dia 30 e vai durar até que todas as demandas sejam atendidas. Os atendimentos estão acontecendo, inclusive aos sábados, no Ambulatório de Especialidades. Os pacientes estão sendo avisados das consultas por telefone e os casos considerados mais urgentes ganham prioridade. De acordo com o secretário Vanderlei Cocato, o mutirão acontece paralelamente ao atendimento “normal” da secretaria, ou seja, as consultas agendadas pela Central de Regulação estão sendo feitas normalmente.

“Recebi essa determinação do prefeito Bill, de organizar esse mutirão e zerar a fila de espera nestas cinco especialidades, que são aquelas onde temos a maior demanda atualmente, e isso será feito de uma forma bem rápida e organizada. Além dos médicos que já atuam na nossa rede nestas especialidades, contratamos mais um profissional para cada uma delas. Importante ressaltar que o mutirão vem para se juntar às consultas, digamos, normais, do Ambulatório de Especialidades, aquelas que já estavam agendadas. São todos pacientes que estavam na fila de espera e vão conseguir a sua consulta com mais rapidez, graças a esse mutirão”, frisou Cocato.

CRONOGRAMA

De acordo com o cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde, os atendimentos no Ambulatório de Especialidades exclusivamente dentro do mutirão vão acontecer da seguinte forma: cardiologia (120 consultas por semana, sendo 60 na 4ª feira e 60 no sábado); dermatologia (180 consultas por semana, sendo 60 na 2ª feira, 60 na 3ª feira e 60 na 6ª feira); endocrinologista (300 consultas por semana, sendo 100 na 2ª feira, 100 na 3ª feira e 100 na 4ª feira); neurologista (60 consultas por semana, todas elas na 2ª feira) e oftalmologista (60 consultas por semana, todas elas no sábado).

Ainda de acordo com Cocato, o mutirão não prejudicará, de forma alguma, os atendimentos “normais”, já agendados, que acontecem da seguinte forma: cardiologia (2ª feira, 5ª feira e 6ª feira); dermatologista (4ª feira); endocrinologista (6ª feira), neurologista (3ª feira e 5ª feira); oftalmologista (2ª feira, 3ª feira, 4ª feira e 6ª feira). “O que a gente pede é que os pacientes venham quando avisados pela nossa equipe. No sábado, por exemplo, tínhamos agendado 60 consultas oftalmológicas no sábado e apenas 30 pacientes compareceram. É preciso que todos aproveitem essa oportunidade”, ressaltou o secretário de Saúde de Nova Odessa.

 

CONSULTAS DENTRO DO MUTIRÃO DA SAÚDE

CARDIOLOGIA: 120 consultas por semana (60 na 4ª feira e 60 no sábado)

DERMATOLOGIA: 180 consultas por semana (60 na 2ª, 60 na 3ª e 60 na 6ª feira)

ENDOCRINOLOGISTA: 300 consultas por semana (100 consultas na 2ª, 100 na 3ª e 100 na 4ª feira)

NEUROLOGISTA: 60 consultas por semana (2ª feira)

OFTALMOLOGISTA: 60 consultas por semana (no sábado).