in

Saúde de Nova Odessa ‘convoca’ mais de 4 mil moradores com 2ª dose da vacina da Covid ‘atrasada’

Além da vacinação diária nas UBSs do Centro e Alvorada, Saúde terá plantão no dia 11/12; intervalo para “D3” cai de 5 para 4 meses

saude-promove-novo-dia-v-de-vacinacao-neste-sabado-jno

Mesmo com a boa notícia de não ter registrado óbito no mês de novembro (o último foi em 19/10), a Prefeitura de Nova Odessa não baixa a guarda quando o assunto é o coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde está “convocando” cerca de 4 mil moradores que estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada.

Devido à importância de a população completar o ciclo vacinal para garantir a imunização contra a doença, a Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores que estão com a “D2” atrasada. O órgão atenta, inclusive, para a proximidade das festas de fim de ano, quando os adultos com vacinação incompleta podem colocar pais e avós em risco.

A vacinação segue diariamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Centro e Jardim Alvorada, das 8h às 15h30. Para incentivar à população a completar o esquema vacinal, a Administração Municipal oferecerá um plantão de atendimento nestas UBSs no próximo sábado, dia 11 de dezembro.

O mutirão no dia 11/12 também será das 7h às 13h nas UBSs do Centro e Jardim Alvorada. “A intenção é vacinar todas as pessoas que estão com alguma dose em atraso ou os que vão tomar a dose adicional. Independentemente do imunizante aplicado, também estão sendo vacinados com a terceira dose (ou D3), os moradores com 18 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose (D2)”, explicou o secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini.

“É extremamente necessário seguir o cronograma, respeitando as datas agendadas na caderneta, pois apenas com o ciclo completo a população estará protegida. Estamos intensificando esse apelo para àqueles que não retornaram para a vacinação D2, possam fazê-lo. Pedimos aos cidadãos que completem o esquema vacinal, se protegendo e protegendo ao próximo”, acrescentou.

“É indispensável que os atrasados completem o esquema de vacina o mais rápido possível. Convocamos os cidadãos que ainda não tomaram a D1 e aqueles que estão com a D2 (Astrazeneca, Coronavac e Pfizer) atrasada, bem como todos acima de 18 anos, para que tomem a dose de reforço – que a partir desta sexta (03/12) tem intervalo menor, de 4 meses entre para a segunda dose e o reforço”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.

Segundo ela, “apenas uma dose não protege da Covid e, com as festas de final de ano, essas pessoas ainda estão vulneráveis”. “Pior que isso é levar o coronavírus para algum familiar idoso ou com doença crônica”, disse.

NÚMEROS

Nova Odessa já ultrapassou a casa das 93 mil doses de vacinas utilizadas desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, em janeiro deste ano. No entanto, 4.687 pessoas ainda não compareceram para tomar a segunda dose.

A partir desta sexta-feira (03/12), o intervalo da dose adicional (D3) caiu para 4 meses. A medida vale para quem tomou duas doses de qualquer um dos imunizantes. A dose de reforço é sempre com o imunobiológico disponível no momento.

As gestantes podem receber a imunização da Covid-19 em qualquer uma das Unidades Básicas. Já o atendimento para adultos e adolescentes é somente nas UBSs do Centro e Alvorada.

Também segue sendo aplicada a D1 em adolescentes e adultos que eventualmente ainda não tenham iniciado o esquema vacinal, bem como a “D2” atrasada (Astrazeneca, Coronavac, Pfizer) nos intervalos atualmente vigentes para cada fabricante: Pfizer de 21 dias adultos e 8 semanas adolescentes; Astrazeneca de 8 semanas, e Coronavac de 28 dias.

“A Divisão de Imunização de São Paulo orienta, na última atualização do documento técnico, para que as pessoas que receberam Janssen tomem a sua dose de reforço, como os demais adultos”, concluiu Paula.

IMUNIZAÇÃO

Em Nova Odessa, até o momento, a campanha de imunização aplicou 93.318 doses em cidadãos novaodessenses. Exatos 46.217 moradores da cidade com 12 anos ou mais já têm ao menos uma dose (75,82% da população total, ou cerca de 99% do público elegível), e 42.847 estão com esquema vacinal completo (70,29% da população total). A “D3” já foi aplicada em 4.254 moradores.

É imprescindível levar documentação pessoal e comprovante de endereço, bem como a caderneta de vacinação para quem vai tomar a “D2” e a “D3”.

BOLETIM DIÁRIO

Como a pandemia continua e os riscos de novas variantes são reais, a recomendação é para que a população obedeça às regras sanitárias, que incluem o uso de máscaras e de álcool em gel e o distanciamento social, especialmente, evitando aglomerações.

A Vigilância Epidemiológica informou o registro de mais 22 novos casos de Covid-19 entre os dias 26/11 e 02/12 em moradores da cidade, sem novos óbitos. A cidade chegou a 6.490 casos positivos, e permanece com 235 óbitos de moradores.

Saiba mais sobre a campanha de vacinação e o avanço da pandemia diariamente em www.novaodessa.sp.gov.br/, www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa/ e www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/. O novo hotsite com todas as informações locais sobre a pandemia de Covid-19 e a vacinação está disponível em www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/.