in

Saúde de Nova Odessa começa a aplicar 3ª dose de vacina da Covid em idosos de 75 a 79 anos

saude-de-nova-odessa-comeca-a-aplicar-3a-dose-de-vacina-da-covid-em-idosos-de-75-a-79-anos-jno

A equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa que atua na Campanha de Imunização Contra a Covid-19 começou nesta semana a aplicar a terceira dose (ou “D3”, como ela é chamada entre os técnicos da área) em idosos de 75 a 79 anos que tomaram a “D2” há mais de seis meses.

Neste caso (idosos de 75 a 79 anos), a 3ª dose está sendo aplicada no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa – onde seguem sendo vacinados adultos de 18 anos ou mais, inclusive para “D2”, bem como “D3” dos demais grupos autorizados no momento a tomar o reforço, com profissionais da Saúde e imunossuprimidos graves.

Já idosos de 80 anos ou mais que ainda não tenham tomado a terceira dose devem continuar procurando a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Marajoara. A equipe lembra ainda que “não é mais preciso fazer intervalo entre a vacina da Covid e as demais vacinas do calendário de rotina”, inclusive a da gripe comum/Influenza.

“Idosos de 75 a 79 anos que tomaram ‘D2’ em abril já podem procurar o ginásio. Os atendimentos serão organizados por senha, como feito desde fevereiro. Os moradores de 80 anos ou mais continuam a ser atendidos na UBS do Marajoara”, reformou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Paula Mestriner.

Segundo ela, “as ‘grades’ (lotes) de vacinas para dose de reforço são entregues por faixa etária, como foi estruturada durante toda a campanha da Covid-19. Então, os menores de 75 anos ainda precisam aguardar chegar mais vacinas na cidade”. “Acompanhem as mídias sociais da Prefeitura e, assim que chegarem mais vacinas, iremos ampliar a faixa etária que deve procurar o ginásio”, adiantou a enfermeira.

O agendamento dos idosos de 80 anos ou mais pode ser feito pelas famílias pelo e-mail [email protected], através do telefone (19) 3466-1104 ou pessoalmente na UBS 6, que fica na Rua Aurélia de Paula Belinatti, nº 69, no Jardim Marajoara. Para o agendamento, as pessoas precisam informar nome completo, data de nascimento, data da 2ª dose da vacina e telefone para contato.

VACINÔMETRO DIÁRIO

Entre sábado e segunda-feira (18/10), a Secretaria de Saúde de Nova Odessa registrou a aplicação de mais 332 doses das vacinas disponíveis. Com isso, Nova Odessa chegou à marca de 82.630 doses utilizadas desde janeiro na busca da imunização total da população da cidade com idades acima dos 12 anos. Foram, nos dois dias, mais 24 doses iniciais (ou “D1”), 221 segundas doses (ou “D2”) e 87 terceiras doses em idosos, pacientes imunossuprimidos graves e profissionais da Saúde.

Nova Odessa já aplicou, no total, 45.632 primeiras doses das vacinas disponíveis, o que representa 74,86% da população total da cidade, estimada no início da campanha pelo IBGE em 60.956 habitantes (incluindo os menores de 11 anos). Já são também 36.076 moradores com esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), o equivalente a 59,18% da população total, e 922 idosos, imunossuprimidos graves e profissionais da Saúde já com a “D3”.

A vacinação continua diariamente na cidade – inclusive, tem mutirão neste sábado das 8h às 12h no Ginásio do Jardim Santa Rosa para “D1” e “D2” de adultos (18 anos ou mais) e “D3” de profissionais da Saúde vacinados há mais de 6 meses.

BOLETIM DIÁRIO

O boletim diário da Vigilância Epidemiológica de segunda-feira (18/10) trouxe um novo caso positivo de Covid-19, mais um paciente curado, mas nenhum óbito de morador da cidade. Nova Odessa foi assim com 6.299 casos da doença desde o início da pandemia, em março de 2020, 5.565 pessoas já consideradas curadas e permaneceu em 235 óbitos de moradores da cidade (ocorridos tanto em leitos de unidades do Município quanto em hospitais de outras cidades desde o início da pandemia, em março de 2020).

 

CUIDADOS

Como a pandemia continua e os riscos de novas variantes são reais, toda a população deve continuar obedecendo às regras sanitárias de enfrentamento à pandemia, que incluem o uso de máscaras e de álcool a 70% e o distanciamento social, evitando-se aglomerações a todo custo.

Saiba mais sobre a campanha de vacinação e o avanço da pandemia diariamente em www.novaodessa.sp.gov.br/, www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa/ e www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/. O novo hotsite com todas as informações locais sobre a pandemia de Covid-19 e a vacinação está disponível em www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/.