in

Saúde de Nova Odessa 900 vacinas da Covid entre 4ª e 5ª-feira e segue imunizando adolescentes

A Campanha de Imunização Contra a Covid-19 prossegue normalmente nesta sexta-feira (17/09) no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, aplicando “D1” e “D2” no público-alvo atual da campanha

saude-de-nova-odessa-900-vacinas-da-covid-entre-4a-e-5a-feira-e-segue-imunizando-adolescentes-jno

Entre a quarta-feira de feriado municipal do Dia da Padroeira (15 de setembro) e a quinta-feira (16/09), as equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa aplicaram mais 903 doses das vacinas contra o novo coronavírus em moradores da cidade. Foram mais 238 doses no plantão do feriado (67 doses iniciais e 171 segundas doses), mais 665 na quinta (59 primeiras doses, 572 segundas doses e 34 terceiras doses em idosos de 85 anos ou mais). 

A Campanha de Imunização Contra a Covid-19 prossegue normalmente nesta sexta-feira (17/09) no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, aplicando “D1” e “D2” no público-alvo atual da campanha. Já os idosos estão sendo convocados por telefone e vacinados novamente em uma Unidade de Saúde, gradualmente e sem aglomerações. 

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde confirmou ainda que segue vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades, conforme determinação do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) estadual, e que “qualquer nova orientação do CVE estadual será imediatamente seguida”. Nova Odessa não sofre com falta das vacinas da AstraZeneca/Oxford até o momento. 

Por fim, o órgão informou nesta quinta-feira que a procura de adolescentes e adultos pelas vacinas diminuiu gradualmente nos últimos dias, de forma que “não há mais necessidade de seguir o calendário por mês de aniversário para ‘D1’ (dose inicial)”, como acontece desde o início da campanha. Já a data para a segunda dose é a que consta na caderneta. 

Como de costume nos dias úteis, o atendimento desta quarta-feira acontece das 8h às 15h, com intervalo de almoço das 11h45 às 13h (aproximadamente). As senhas são sempre distribuídas logo no primeiro horário, às 8h – mas a demanda diária tem sido totalmente atendida nos últimos dias pela equipe. 

A equipe da Saúde reforça sempre o pedido para que todos que serão vacinados façam antes o pré-cadastro no site https://portal.vacinaja.sp.gov.br/covid-19%20vaccine/. O pré-cadastro agiliza o atendimento da pessoa no Ginásio, reduzindo o tempo de espera de todos. Todos os adolescentes e adultos devem levar RG e CPF (ou CNH) e comprovante de endereço recente em Nova Odessa. O Ginásio do Santa Rosa fica na Rua João Bassora, nº 500. 

BOLETIM DIÁRIO 

O boletim diário da pandemia divulgado pela Vigilância Epidemiológica na quinta-feira (16/09) não teve variação nos totais de casos ou óbitos por Covid-19 com relação ao de terça-feira. A cidade permanece assim com 6.253 casos positivos desde março de 2020, com 5.527 infectados já considerados curados da doença (88,4% do total). O total de óbitos manteve-se em 229 moradores da cidade (com taxa real de letalidade de 3,6%), além de 11 moradores de outras cidades que faleceram aqui, mas são contabilizados em seus municípios de origem. 

O total de moradores internados em leitos de média e alta complexidade da cidade ou em hospitais de outros municípios subiu de 12 para 13 em 48h. A UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada tinha dois moradores internados, enquanto a ala respiratória do Hospital Municipal permanecia sem pacientes internados. Outros 11 moradores estavam internados fora da cidade, em unidades de referência. 

CUIDADOS 

Como a pandemia continua e os riscos da chegada à região da variante delta são reais (já há ao menos dois casos confirmados na cidade pelo Instituto Adolfo Lutz), toda a população deve continuar obedecendo às regras sanitárias de enfrentamento à pandemia, que incluem o uso de máscaras e de álcool a 70% e o distanciamento social, evitando-se aglomerações a todo custo. 

Saiba mais sobre a campanha de vacinação e o avanço da pandemia diariamente em www.novaodessa.sp.gov.br/, www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa/ e www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/. O novo hotsite com todas as informações locais sobre a pandemia de Covid-19 e a vacinação está disponível em www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/.