in

Saúde da Prefeitura de Nova Odessa faz multivacinação de crianças em 6 UBSs neste sábado, incluindo Covid para adolescentes

Crianças até 14 anos vão ter cadernetas atualizadas; adolescentes de 12 a 17 vão receber vacina contra coronavírus

saude-promove-mais-um-mutirao-neste-sabado-jno

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa promove neste sábado (02/10), em seis das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde), duas ações de vacinação distintas. A primeira delas é a Campanha Nacional de Multivacinação de 2021, cujo objetivo atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). Com dia “D” marcado para o dia 16 de outubro, a Campanha será realizada de 1º a 29 de outubro.

Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Além disso, o município também aderiu parcialmente ao “Dia V” estadual da Campanha de Imunização Contra a Covid-19, aproveitando a mobilização das equipes das seis UBSs que vão abrir neste sábado para aplicar também a vacina contra a Covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos da cidade.

Nos dois casos, o atendimento nas seis UBSs participantes (Centro, São Jorge, São Francisco, São Manoel, Santa Luiza e Alvorada) neste sábado vai das 7h às 16h. Por isso, excepcionalmente, não haverá mutirão de vacinação de adultos contra a Covid neste sábado no Ginásio do Jardim Santa Rosa – o atendimento no ginásio volta normalmente na segunda-feira (04/10), às 8h.

Estarão disponíveis também para atualização da caderneta dos adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Segundo o Ministério da Saúde, “todas as vacinas, que integram o PNI (Programa Nacional de Imunizações), são seguras e estão registradas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, incluindo a da Covid-19 indicada para os adolescentes.

“Neste sábado dia 02/10, as UBSs Centro, São Jorge, São Francisco, São Manoel, Santa Luiza e Alvorada estarão abertas das 7h às 16h para a Campanha de Multivacinação, que oferecerá todas as vacinas do calendário para as crianças de 0 até 14 anos, 11 meses e 29 dias. E, neste sábado também, ao adolescente sem a dose Covid-19 que aparecer para receber as vacinas de rotina, também ofereceremos essa vacina”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Paula Mestriner.

Por conta da pandemia, todas as medidas e protocolos de segurança para proteger a população e os trabalhadores de Saúde serão adotados. O Ministério da Saúde recomenda ainda que seja observado o distanciamento social dentro das instalações das salas ou postos de vacinação e a disponibilidade de local para higienização das mãos. O uso de máscara também é obrigatório para todos que ingressarem nos pontos de vacinação.