in

Sarampo: Nova Odessa realiza “Dia D” neste sábado

Em Nova Odessa, são aproximadamente 11 mil pessoas nesta faixa etária

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa realiza neste sábado o “Dia D” contra o sarampo, dentro da campanha nacional do Ministério da Saúde iniciada na segunda-feira (10). Duas unidades básicas de saúde estarão ofertando a vacina para crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos: UBS 1 (Centro) e UBS 5 (Jardim Alvorada), entre 8h e 16h. Em Nova Odessa, são aproximadamente 11 mil pessoas nesta faixa etária.

Ao longo da semana e até o dia 13 de março, a imunização está sendo oferecida em todas as UBS’s da cidade.Nova Odessa não registrou, até o momento, nenhum caso de sarampo. Segundo a enfermeira Paula Mestriner, responsável pela Vigilância Epidemiológica, o objetivo da campanha é resgatar quem não se vacinou ou complementar esquemas de vacinação da vacina tríplice viral. A complementação será feita a partir da análise do cartão de vacinação e conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. “A nossa meta é atender toda essa população de 11 mil pessoas, mas isso não quer dizer que iremos fazer as 11 mil vacinas, porque nessa campanha vão receber a vacina de sarampo só as pessoas que não tenham tomado as duas doses”, explicou ela.

“É uma campanha seletiva, ou seja, os pais levaram as carteirinhas até o posto e os nossos agentes verificaram a necessidade ou não da aplicação da vacina, avaliando caso a caso. Por isso é muito importante, indispensável mesmo, que os pais ou responsáveis levem a carteirinha de vacinação das crianças até a unidade básica”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

SINTOMAS. Os principais sintomas da doença são tosse, dores nas costas, olhos vermelhos e manchas pelo corpo. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos.

A prevenção do sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem o sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica. Os tipos de vacinas são:

– Dupla viral – Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
– Tríplice viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
– Tetra viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).