in

São Jorge recebe bloqueio contra dengue esta semana em Nova Odessa

A operação que teve início ontem consiste no mapeamento das quadras próximas à residência onde houve caso confirmado de dengue para busca de criadouros, larvas e pessoas com sintomas.

Na guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, o alvo em Nova Odessa é o Jardim São Jorge. O bairro receberá o BCC (bloqueio contra criadouros). A operação que teve início ontem consiste no mapeamento das quadras próximas à residência onde houve caso confirmado de dengue para busca de criadouros, larvas e pessoas com sintomas.

No último sábado (27), um arrastão percorreu 13 quadras no bairro Campos Verdes. A ação vistoriou 281 residências e “rendeu” três caminhões de entulhos, objetos inservíveis e criadouros. “Nossa equipe também encontrou 34 casas fechadas, 20 desocupadas e sete focos de larvas”, contou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Adriana Welsch Ferraz.

O alerta da Vigilância é que a população mantenha os quintais livres de objetos que possam servir como criadouros para o mosquito. Os dados apontam 65 casos confirmados da dengue entre janeiro e abril deste ano. “Embora não tenhamos confirmação de nenhum caso das outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, nós pedimos ajuda para manter a cidade limpa. Nossa equipe de combate está praticamente todos os dias nas ruas e cada vez retira mais criadouros. Fica difícil manter a proliferação sob controle”, destaca Adriana.

Segundo o secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato, o município pode se orgulhar do trabalho que vem sendo realizado pelos “incansáveis” agentes municipais. “A dengue vem se alastrando na região e é uma preocupação geral. Por isso, fica aqui meu registro pela excelente atuação de toda nossa equipe. Espero que a população reconheça esse esforço”, afirma Cocato.