in

Saldo de empregos em N.Odessa fica entre os piores em novembro

Dados do Caged mostram que as demissões superaram as contratações no período pesquisado e o resultado foi o mais negativo entre as cidades da RMC com até 100 mil moradores

plt-de-nova-odessa-tem-vagas-de-emprego-em-diversas-areas-jno

Dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho mostram que Nova Odessa fechou o mês de novembro de 2022 com saldo negativo de 157 postos de trabalho, ou seja, as demissões superaram as contratações no período pesquisado. Entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com até 100 mil habitantes, o resultado de Nova Odessa foi o pior. Já na comparação com as 20 cidades da região metropolitana, o saldo de Nova Odessa ficou acima apenas de Hortolândia (saldo negativo de 509) e Vinhedo (saldo negativo de 354).

De acordo com as estatísticas do governo federal, os setores produtivos de Nova Odessa contrataram, em novembro, 920 trabalhadores. Por outro lado, foram registradas no mesmo mês 1.077 demissões, o que resultou no saldo negativo de 157 postos de trabalho. Na soma entre janeiro e novembro do ano passado, as contratações superam as demissões em 1.090 postos (5.274 admissões e 4.184 demissões).

OUTRO LADO

Procurada para comentar os números, a prefeitura disse que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social lamenta os dados negativos de emprego apresentados pelo Caged. “Infelizmente, esses dados (demissões na iniciativa privada) fogem ao nosso alcance. Em contrapartida, nossa Secretaria tomou algumas medidas em 2022, cujos resultados não podem ser medido apenas a curto prazo. Fizemos o primeiro Feirão de Emprego da cidade e anunciamos várias empresas nos últimos meses do ano passado, justamente para tentar mudar esse cenário que já é cultural na cidade. Em 2023 vamos implementar uma capacitação profissional para jovens estudantes, fazer um novo Feirão do Emprego, entre outras ações para garantir a geração de emprego para os novaodessenses”, destacou o secretário Rafael Brocchi.

NO PAÍS

O país criou em novembro 135.495 vagas de emprego com carteira assinada. Isso significa que, no mês passado, as admissões superaram as demissões. Foram 1.747.894 contratações de trabalhadores com carteira assinada e 1.612.399 demissões. Apesar de positivo, o resultado de novembro de 2022 no mercado de trabalho formal foi pior que o verificado no mesmo mês do ano passado, quando foram criados 313.773 vagas, segundo o governo. Ou seja, o número de postos de trabalho criados em novembro de 2022 foi 56,8% menor que o registrado em novembro de 2021. No acumulado de janeiro a novembro, ainda de acordo com o governo, as contratações também superam as demissões. O saldo positivo é de 2.466.377 vagas. Esse número também é inferior ao verificado no mesmo período do ano passado, quando o saldo positivo foi de 3.070.285 postos de trabalho. Tanto os números de novembro quando do acumulado passaram por ajuste devido à inclusão, nos balanços do governo, de dados entregues com atraso por algumas empresas.