in

‘Sala Verde’ reforça compromisso de Nova Odessa com o meio ambiente

A sala foi denominada oficialmente como “Nilson Ferreira de Brito”

A Prefeitura de Nova Odessa inaugurou, na manhã de sábado, a “Sala Verde – Novas Sementes”, que funcionará na Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil) Professora Augustina Adamson Paiva, no Jardim São Francisco. A sala foi denominada oficialmente como “Nilson Ferreira de Brito”, em homenagem a um dos primeiros empreendedores da reciclagem.

A coordenadora pedagógica Josiane Biaggio, responsável pela implantação da Sala Verde, ressaltou que Nova Odessa é uma das cidades que mais investem em educação ambiental dentro da educação infantil e ensino fundamental, com o “Programa Municipal de Educação Ambiental”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação. “Quando investimos esforços na melhoria das questões ambientais do município, estamos lutando por qualidade de vida para nós e as futuras gerações”, conta.

Segundo Josiane, “a Sala Verde visa ser um núcleo de educação ambiental, um lugar para informar, conhecer novas ideias e sensibilizar sobre questões voltadas para hábitos mais sustentáveis”. A conquista é da Secretaria Municipal de Educação, através de projeto selecionado pelo MEC (Ministério de Educação e Cidadania) e aprovado pelo MMA (Ministério de Meio Ambiente). Na parceria, a Administração oferece espaço, mão de obras e infraestrutura e o Ministério de Meio Ambiente fornece materiais digitais – como livros, cartilhas e jogos educativos. Por meio do projeto, o mesmo Ministério também promove capacitação de educadores e participantes das ações para que os resultados sejam mais efetivos.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, que preside o Consórcio PCJ e o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) destacou a importância do projeto. “As pessoas que me conhecem e as que me acompanham nas redes sociais já sabem o quanto me preocupo com os temas ambientais. Isso me emociona até. E hoje é um dia muito feliz para mim, podem ter certeza, ainda mais por poder homenagear esse grande homem que foi o Nilson. Nós todos podemos passar, mas temos o dever de deixar o meio ambiente melhor do que o que recebemos”, disse.

“Meu pai sempre nos ensinou que ser lembrado é a melhor maneira de ter vivido. Isso é a prova de que se foi uma boa pessoa. E hoje estamos aqui em memória dele. Meu muito obrigado à Administração Municipal e ao prefeito Bill por esta lembrança”, declarou uma das filhas do homenageado, Jaqueline Brito Kokol.

A secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, afirmou que educação ambiental é um compromisso social com a comunidade. “O envolvimento cada vez maior dos setores e a ampliação de projetos neste sentido fazem toda a diferença. Poder ter um espaço como este reflete nosso cuidado com a questão”, comentou ela. “Sem dúvida, essa é mais uma excelente conquista da administração municipal. Parabéns a todos”, endossou o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza, o “Nenê Gás”.

Também prestigiaram a inauguração os familiares do homenageado, Delair Brito (viúva), Núbia e Milene (filhas), Rodolfo Kokol (genro) e Gabriela, Henrique e Catarina (netos). Estiveram presentes, ainda, os vereadores Oséias Domingos Jorge e Wladiney Brígida, o “Polaco”; os secretários Vanderlei Cocato (Saúde); Elvis Ricardo Maurício Garcia, o “Pelé” (Obras, Projetos e Planejamento e interino de Desenvolvimento Econômico), Levi Tosta (Esportes, Lazer, Cultura e Turismo) e Wagner Morais (Governo); além dos diretores Patrícia Pereira (Social), Cícero Edno (Cultura) e Josias Queiroz (Esportes).