Saiba os riscos de soltar pipa com cerol

O uso do cerol pode causar acidentes com motociclistas, pedestres, além de curto circuito e danos a fiações elétricas

No período de férias, é comum avistar pipas voando nos céus. Porém, a brincadeira inocente, pode se tornar fatal, quando muitos ainda recorrem ao uso do cerol nas linhas do brinquedo.  A ideia de quem usa o cerol é fazer uma disputa entre pipas para cortar o fio do adversário, mas os acidentes com esse tipo de linha cortante são inúmeros.

O cerol é um material extremamente perigoso feito a partir da mistura de vidro moído com outros produtos; seu uso pode causar acidentes com motociclistas, pedestres, além de curto circuito e danos a fiações elétricas.

Em Nova Odessa, o uso e comercialização do cerol são proibidos desde 2004, mas a norma em vigor penaliza apenas quem armazena, comercializa, distribui e manuseia o produto.  “O cerol é capaz de provocar lesões, mutilações ou pior ainda, causar a morte. Isso em decorrência de irresponsabilidades e negligências dos que usam tal meio como diversão”, explicou o guarda municipal Straioto que, junto dos guardas Peterlevitz e Duarte, promoveram o projeto “Anjos da Escola” que orientava as crianças a cerca do uso indevido desses artificios.

Acidentes

Os motociclistas são as maiores vítimas de acidentes com linhas de pipas contendo o cerol. Como foi o caso da moradora de Nova Odessa, Márcia Xavier Vilela, 41, em 2017, ela foi alvo de uma linha com cerol. “A minha sorte foi que, eu estava pilotando a minha moto em baixa velocidade, poderia ter sido muito pior”, relatou ela que, teve um corte superficial no pescoço.

Orientações

• As crianças devem ser orientadas a dar preferência para as pipas sem rabiolas, pois na maioria dos casos é esta a parte que se prende aos fios, ocasionando acidentes.
• Outra orientação é que não subam em lajes e telhados para empinar pipas e jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas, na brincadeira.
• É preciso ter cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar de costas para observar as evoluções do papagaio no céu. Pode ter algum buraco ou pista.
• Para os motociclistas e ciclistas a linha com cerol pode representar risco de vida. Por isso, não faço uso da mistura de vidro moído com cola na linha e nenhuma hipótese.
• Até mesmo a linha comum, sem cerol, pode causar acidentes se ficar atravessada em vias públicas, na frente de motos ou bicicletas.
• Caso uma pipa enrosque em fios, não tente retirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus para alcançá-las ou desenrolá-las. E ao correr atrás das pipas, não deixe de observar o trânsito, evitando atropelamentos.