in

Sábado foi de atendimentos médicos, arrastão contra a dengue e emissão do Cartão +Saúde

Balanço da pasta mostra que, entre 8h e 12h, foram aplicadas 160 vacinas, realizados 20 exames de eletrocardiograma, além de 34 testes de hepatite

O Jardim Alvorada recebeu no sábado (31) uma gama de serviços médicos dentro do projeto “Manhã da Saúde”, idealizado pela Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Saúde. As duas UBS’s (unidades básicas de saúde) do bairro abriram as suas portas à população, assim como a Academia da Saúde e o Setor de Fisioterapia. “Tivemos uma manhã totalmente dedicada à saúde, com vários serviços sendo oferecidos aos moradores da região do Jardim Alvorada. O retorno foi bastante positivo por parte da população, que compareceu às unidades”, afirmou Vanderlei Cocato, secretário de Saúde. Todo trabalho teve apoio do Rotary Nova Odessa e da rede Drogão Popular.

Balanço da pasta mostra que, entre 8h e 12h, foram aplicadas 160 vacinas, realizados 20 exames de eletrocardiograma, além de 34 testes de hepatite. Também foram feitas 34 avaliações odontológicas, 44 consultas com clínicos gerais e 50 atendimentos com a equipe de enfermagem. Já o Setor de Fisioterapia realizou 25 atendimentos e as farmácias das UBS, outros 18. “Esta foi uma grande iniciativa da Secretaria de Saúde visando promoção da saúde e bem-estar. Estivemos com nossas equipes atendendo a população, realizando exames e também dando as orientações necessárias. Foi um sábado repleto de serviços aos nossos moradores”, completou Cocato.

No Hospital e Maternidade Doutor Acílio Carreon Garcia, 34 mulheres puderam realizar mamografia. Outras 16 que estavam agendadas, não compareceram ao exame. A Farmácia Central – que fica no prédio do Ambulatório de Especialidades Médicas – também funcionou entre 8h e 12h, fazendo a dispensa de medicamentos para os usuários da rede pública.

RECADASTRAMENTO

Na Central de Atendimento da Saúde – que funciona no prédio do CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional) -, também houve plantão no sábado para emissão do Cartão + Saúde, com 300 pessoas atendidas entre 8h e 16h. Até agora, mais de 23,7 mil usuários da rede pública de saúde já foram recadastrados.

ARRASTÃO

Já as equipes de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor de várias doenças, entre elas, a dengue – realizam um grande trabalho nos bairros Marajoara e Novos Horizontes. Foram visitados 262 imóveis, outros 6 estavam fechados e 19 desocupados. Foi encontrada uma larva do mosquito e as equipes retiraram um caminhão cheio de possíveis criadouros.
No total, o projeto “Manhã da Saúde” envolveu mais de 60 pessoas, entre servidores da Secretaria de Saúde e voluntários. Mais duas edições já estão programadas. “No dia 14 de setembro, faremos uma ação semelhante no Jardim São Jorge e, no dia 29 de setembro, o Manhã da Saúde será deslocado para o Marajoara/Novos Horizontes”, explicou Vanderlei Cocato.