,

Ruas do jardim Maria Helena têm asfalto recuperado

Prefeitura e Coden realizam trabalho conjunto para restaurar pavimento de ruas no bairro

Em um trabalho conjunto da Prefeitura e a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), algumas ruas do bairro jardim Maria Helena estão tendo o asfalto recuperado. A pavimentação foi totalmente refeita em 55 metros de extensão da rua Geraldo de Oliveira e, agora, a equipe de recuperação de asfalto e reparos realiza a manutenção em outros pontos no bairro.
Houve a utilização de aproximadamente 28 toneladas de massa asfáltica, além de 75 metros cúbicos de ‘pedra rachão’ e 50 m³ de ‘bica corrida’ – que é o conjunto de britas, pedriscos e pó de pedra. “A força-tarefa teve a Prefeitura entrando com máquinas e equipamentos, enquanto a Coden auxiliou na mão-de-obra”, detalha o gerente técnico-operacional da Companhia de Desenvolvimento, Eric Anthony Padela.
No trecho da rua Geraldo de Oliveira o asfalto foi totalmente refeito em 55 metros lineares de extensão, tendo a base reforçada e devidamente compactada, com 40 centímetros de profundidade. “O sub-leito, base do pavimento, foi bastante reforçado e ganhou a compactação necessária para suportar o tráfego de veículos”, acrescenta o engenheiro responsável.
Na época da implantação, a Prefeitura acionou judicialmente a construtora para realizar os serviços após a entrega do loteamento. A Administração Municipal argumentava que a empresa era a responsável pela manutenção do pavimento asfáltico devido ao pouco tempo de entrega do bairro, dentro dos cinco primeiros anos de pronta a infraestrutura. O serviço foi realizado, mas não durou o tempo esperado.
Diversos cidadãos reclamavam que teria sido colocado “pedra em cima da terra” e em seguida a massa asfáltica, em fina camada e sem a compactação necessária. “Os moradores reclamavam com razão, porque o asfalto estava esfarelando por inteiro”, disse o vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis, que solicitava a obra por requerimento e esteve no local conferindo a melhoria. “Ficou ótimo o serviço, nem parece a mesma rua”, completa Poneis.