in

ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) passa a patrulhar Nova Odessa 24h

Criada em dezembro de 2013, a ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) – equipe especial de apoio da Guarda Civil Municipal – iniciou, desde a última quarta-feira, dia 1º de agosto, o patrulhamento 24h em toda Nova Odessa. A determinação partiu do chefe de Segurança Municipal, Franco Júlio Felippe, com objetivo de trazer mais segurança à população e dentro de um programa gradativo de mudanças na estrutura operacional da corporação. Até então, a equipe da ROMU era composta por seis patrulheiros e realizava o turno de 12h (entre 15h e 3h). Agora, com as rondas 24h, a equipe saltou para 12 homens. Outra novidade é que, a partir de agora, as rondas serão acompanhadas por um superior hierárquico.

De acordo com o chefe de Segurança Municipal, o objetivo principal desta reformulação na equipe é ampliar o atendimento à população de Nova Odessa. “O comandante e os inspetores, em suas respectivas equipes, serão responsáveis por coordenar as ações de prevenção e combate à criminalidade, atuando em conjunto com as equipes operacionais”, explicou Franco. Ainda segundo ele, na próxima semana, uma primeira equipe de guardas será capacitada e habilitada a manusear espingardas e permanecerão à disposição da Guarda Civil Municipal para compor a ROMU em caso de necessidade.

TREINAMENTO

No final do mês passado, a Guarda Civil Municipal de Nova Odessa deu início ao calendário de treinamento padrão referente a técnicas operacionais. Segundo o chefe de Segurança Municipal, Franco Júlio Felippe, é fundamental que a equipe esteja em constante treinamento e pronta para a ação em qualquer momento. “Toda operação exige métodos e processos adequados e a padronização dessas técnicas faz toda a diferença. O treino da Guarda é como o ensaio da banda. A qualidade do show é definida pela quantidade de ensaios. Da mesma forma, o bom resultado das nossas operações é garantido pelo nosso treinamento“, ressaltou ele.

QUEDA NO ROUBO DE VEÍCULOS

Números divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado apontam para uma queda de 41,17% no número de roubos de veículos em Nova Odessa ao longo do primeiro semestre deste ano. Segundo dados da pasta estadual, entre janeiro e junho de 2017 foram roubados 17 veículos, contra 10 nos seis primeiros meses deste ano, o que representa uma queda de 41,17%. Outro índice que registrou uma queda bastante significativa no primeiro semestre deste ano o estupro, que reduziu 50% entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período do ano passado (caiu de 10 para 5 casos). Já os casos de roubo registraram uma redução de 13,8%, passando de 94 entre janeiro e junho do ano passado, para 81 nos seis primeiros meses de 2018.

CARROS RECUPERADOS

Recentemente, a Guarda Civil Municipal de Nova Odessa divulgou que conseguiu dobrar o número de veículos furtados ou roubados que foram recuperados pela corporação ao longo do primeiro semestre deste ano. Foram 11 ocorrências desta natureza entre janeiro e junho de 2018, contra 5 nos seis primeiros meses de 2017. Destaque também para os flagrantes, que passaram de 11 para 19 na comparação entre o primeiro semestre de cada ano, assim como o número de pessoas presas, que saltou de 6 no ano passado para 16 neste ano.

“Essa evolução é fruto da dedicação dos nossos guardas municipais, que estão sempre prontos para atender a população e ajudar a reduzir os índices de criminalidade em Nova Odessa”, frisou o diretor de Segurança Municipal, Franco Júlio Felippe, que também é guarda municipal. “O Franco também está desde o início em nossa equipe, é competente e conhece bem a rotina junto à Guarda Civil Municipal. Ele sabe o meu cuidado e carinho com a corporação”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

Franco também destaca os investimentos que vem sendo feitos na Guarda Civil Municipal de Nova Odessa ao longo da gestão do prefeito Bill, como a locação de novas viaturas, compra de armamento e fardamento, mudança da sede da corporação para a região central – passando de um imóvel de 45 metros quadrados para outro de 235 metros quadrados -, criação do plano de carreira (que possibilitou a criação dos cargos de comandante, inspetor e subinspetor), além dos inúmeros cursos de aprimoramento. “Temos recebido todas as condições para, a cada dia, melhorar nosso atendimento à população de Nova Odessa”, garantiu o diretor de Segurança Municipal.