Ritmo da vacinação na RMC passa de 14 para 20 pessoas por minuto

Entre os dias 15 e 27 de julho, os municípios da Região Metropolitana de Campinas conseguiram imunizar 354.781 moradores, de acordo com dados do governo estadual

ritmo-da-vacinacao-na-rmc-passa-de-14-para-20-pessoas-por-minuto-jno

Os municípios que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas) estão conseguindo aumentar o ritmo de vacinação de seus moradores contra a Covid-19. A média nos últimos 12 dias foi de 20 pessoas vacinadas por minuto na região. De acordo com dados do governo estadual, entre 15 e 27 de julho, 354.781 pessoas receberam ao menos uma dose ou a dose única contra a doença, o que representa 29.565 aplicações por dia ou 1.231 por hora. Nos 12 dias imediatamente anterior a esse período, ou seja, entre 3 e 15 de julho, haviam sido vacinadas 250.470 moradores – média de 20.872 por dia, 869 por hora ou 14 por minuto.

No total, 2.361.616 moradores da Região Metropolitana de Campinas – que é composta por 20 municípios – já receberam, até terça-feira, ao menos uma dose das vacinas que protegem contra o coronavírus ou a dose única, de acordo com dados do Vacinômetro. Já o número de pessoas com o esquema vacinal completa subiu para 628.285.

Os números podem ser acompanhados por meio do link vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. O Vacinômetro aponta, em tempo real, quantas pessoas já receberam a primeira e a segunda dose da vacina, inclusive com dados individualizados para cidade cada cidade. Além disso, a ferramenta também disponibiliza o quantitativo de doses enviadas aos municípios.

O cronograma de vacinação dos públicos-alvo da campanha está disponível no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br). Quem faz parte dos públicos-alvo da campanha pode realizar um pré-cadastro também no Vacina Já. O preenchimento do formulário leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação. O uso da ferramenta não é obrigatório, mas facilita a rotina das equipes da saúde e dos pacientes.

Há também a possibilidade de agendamento do Whatsapp, por meio de parceria entre as Secretarias de Comunicação e da Saúde. Há um assistente virtual que oferece as informações necessárias para o pré-cadastro. O chatbot também oferece informações confiáveis sobre o programa de imunização estadual, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus. Para acessar o serviço no WhatsApp, basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/551.