in

Revitalizado em 2020, Bosque Manoel Jorge será reaberto nesta sexta

Um dos principais espaços de lazer de Nova Odessa recebeu, no ano passado, investimentos perto de R$ 1 milhão; funcionamento será das 8h às 18h, segundo a prefeitura

revitalizado-em-2020-bosque-manoel-jorge-sera-reaberto-nesta-sexta-jno

Completamente revitalizado ao longo de 2020, o Bosque Manoel Jorge, no bairro Santa Rosa, será reaberto amanhã pela Prefeitura de Nova Odessa. Considerado um dos principais espaços de lazer e muito procurado para prática de atividades físicas, o local recebeu perto de R$ 1 milhão em investimentos por parte do Governo do Estado, por intermédio do hoje secretário da Casa Civil, Cauê Macris, então presidente da Assembleia Legislativa, a pedido do ex-prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. Após o fim das reformas, o Bosque não pôde ser reaberto em razão da pandemia do novo coronavírus.

O funcionamento, segundo a Prefeitura, será das 8h às 18h, todos os dias. O público deverá seguir um protocolo de distanciamento social e uso de máscaras. Foram concluídas diversas etapas do processo, como a limpeza do local, a roçagem da vegetação rasteira, a verificação da iluminação ornamental.

A diretora do Meio Ambiente da Prefeitura, Daniela Fávaro, também destacou a importância dessa reabertura para Nova Odessa. “O Bosque Manoel Jorge, assim como outros locais importantes da cidade, vem recebendo cuidados e reformas desde o começo do ano. Este é o primeiro passo da retomada destes espaços, é o primeiro bosque que está reabrindo, e logo vamos reabrir novos espaços para a população”, explicou Daniela.

O ambiente é um espaço familiar e de grande importância para cidade, tanto no meio ambiente, com várias espécies de árvores, destacando a importância da natureza e da arborização para a comunidade, além de ser um dos vários locais que prezam pelo bem-estar da população novaodessense.

“Vale ressaltar que é preciso tomar cuidado em períodos de chuvas e ventos fortes, pois apesar de todos os reparos e cuidados tomados, algumas árvores são antigas e sempre apresentam risco de quedas de galhos, devido à sua idade. A Prefeitura não deve cortá-las a não ser que condenadas, por isso é necessária muita manutenção, o que estamos fazendo, e também atenção”, alertou a diretora.

O local conta com pista de caminhada, área para exercícios físicos, além de sanitários, guarda-corpos, conjuntos de lixeiras e bebedouros. O Bosque Manoel Jorge possui 64 mil metros quadrados e milhares de árvores plantadas, e tem aproximadamente duas vezes o tamanho do Parque Ecológico Isidoro Bordon, localizado no Residencial Mathilde Berzin.

A área atual do Manoel Jorge é resultante da unificação das áreas verdes institucionais destinadas à Municipalidade pelos loteadores dos jardins Santa Rosa e Bela Vista, e recebeu no início aproximadamente 40 mil mudas de árvores de espécies diversas, chegando a responder por mais de 30% das árvores existentes em áreas verdes urbanas de Nova Odessa.