retorno-gradual-das-aulas-presenciais-em-nova-odessa-se-completa-nesta-quarta-feira-com-turmas-do-fund-1-e-eja-jno
in

Retorno gradual das aulas presenciais em N.O. se completa na 4ª-feira com turmas do Fund 1 e EJA

Após três semanas, será completado na próxima quarta-feira (08/09) pós-feriado o processo de retorno gradual e seguro das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino mantida pela Prefeitura de Nova Odessa, após um ano e meio de pandemia de Covid-19 e regras determinando o isolamento social.

Neste dia 08/09, será a vez, finalmente, dos alunos das turmas do Fundamental 1 (1º ao 5º ano, para alunos de 6 a 10 anos) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como os alunos de pré-escola (de 4 e 5 anos) das EMEFEIs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil), voltarem às escolas municipais novaodessenses.

Assim, será finalizado o processo que começou dia 16 de agosto pelos alunos mais novos. Inicialmente, os alunos do 1º ao 5º ano, da pré-escola das EMEFEIs e da EJA serão divididos em dois grupos, com aulas em dias alternados (e ensino remoto no outro dia).

O processo começou no dia 16/08 com o retorno das turmas de berçário 1 e 2 (com idades entre 6 meses e 2 anos e meio) dos 13 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil, ou seja, das creches e EMEIS), seguiu na semana seguinte (23/08) para as turmas de maternal 1 e 2 (alunos de 2 anos a 3 anos e meio), continuou no dia 30/08 pelo retorno das turmas de pré-escola (alunos de 4 e 5 anos) dos CMEIs e chega finalmente, na próxima quarta-feira, às turmas de pré-escola e do 1º ao 5º ano das EMEFEIs e EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental).

Segundo a Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Odessa, é muito importante que os pais ou responsáveis pelos alunos do Fundamental 1 (antigo Primário) verifiquem na unidade da Rede Municipal onde seu filho está matriculado os horários específicos de entrada, saída e adaptação, bem como os protocolos sanitários (que também são individuais, definidos de acordo com a realidade e o espaço físico de cada EMEF) e demais detalhes do retorno seguro às aulas presenciais.

 

PREPARAÇÃO

 

De acordo com secretário de Educação de Nova Odessa, José Jorge Teixeira, a programação está sendo apresentada ao longo da semana às equipes de cada unidade e aos pais de alunos, através de redes sociais, aplicativos de conferência ou mesmo reuniões presenciais e controladas (para não haver aglomeração).

“Tudo isso foi programado para garantir a segurança sanitária não só dos alunos, mas também dos nossos profissionais. A Educação é um direito essencial, mas a vida é um direito fundamental, como sempre defendo o prefeito Leitinho (Cláudio José Schooder) quando ele diz que nosso objetivo em primeiro lugar é preservar e salvar vidas. Com o declínio da pandemia, temos um cenário adequado para o retorno das turmas do Fundamental”, disse Zé Jorge.

 

SEGURANÇA

 

Além das 11,5 mil máscaras que serão distribuídas aos alunos da Rede Municipal no retorno das aulas presenciais, foram providenciados, totens de álcool em gel a 70%, termômetros digitais e a atualização dos protocolos sanitários devidamente homologados pela Vigilância Sanitária, de acordo com o espaço físico de cada uma, e treinamento das equipes.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental I, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio, atendendo atende cerca de 5,6 mil alunos.