in

Retomada de exames na rede pública é adiada

O Setor de Fisioterapia do Ambulatório de Especialidades, também não funcionará entre os dias 27 e 31 deste mês.

A retomada dos exames clínicos para os pacientes da rede pública de saúde, que estava programada para esta segunda-feira, dia 13, precisou ser adiada. Segundo a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária não liberou o início do funcionamento do novo laboratório contratado de forma emergencial, uma vez que a empresa apresentou documentos exigidos pelo órgão ontem e não houve tempo hábil para análise.

De acordo com o titular da pasta, Vanderlei Cocato, os exames de urgência e emergência continuam sendo feitos normalmente no Hospital e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia. A Secretaria de Saúde informará, oportunamente, uma nova data para a retomada dos exames no laboratório externo, que vai funcionar na rua Aristides Bassora, 302, bem em frente ao hospital e ao lado do Cartório Eleitoral.

Quando iniciar o atendimento, o laboratório externo funcionará de 2ª e 6ª feira, das 7h às 11h para coleta, e até às 16h para retirada de exames. Segundo Cocato, os pacientes que têm em mãos as guias para a realização de exame e não conseguiram realizar o procedimento por conta da interdição do antigo laboratório, poderão procurar o novo espaço. Lembrando que os exames de urgência e emergência dentro do Hospital Municipal não deixaram de ser realizados em nenhum momento. Uma outra importante mudança que foi anunciada pelo secretário e está prevista no contrato emergencial: os exames não serão mais realizados nas dependências do Hospital Municipal, que só servirá como ponto de coleta e recebimento dos laudos.

 

Setor de fisioterapia ficará fechado entre os dias 27 e 31

Depois de anunciar nesta semana a reforma completa do Setor de Fisioterapia do Ambulatório de Especialidades, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa definiu que o local não funcionará entre os dias 27 e 31 deste mês por conta da mudança para a Academia da Saúde, no Jardim Alvorada (Rua das Imbuias), prédio que será recebido pelo município no dia 24 e que vai abrigar as atividades temporariamente a partir do dia 3 de setembro. Nesta quarta-feira (8), o secretário Vanderlei Cocato se reuniu com a equipe do Setor de Fisioterapia – que é formada por seis fisioterapeutas, um educador físico e uma recepcionista – para definir o cronograma.

Ainda de acordo com Cocato, ao contrário da previsão inicial, as sessões de hidroterapia e hidroginástica também serão interrompidas. “Fizemos um levantamento técnico junto com a equipe do setor e não será possível terceirizar o serviço de hidroginástica e hidroterapia, que era o nosso planejamento inicial. Contudo, nesse período de reforma do Setor de Fisioterapia do Ambulatório, as atividades serão substituídas por outras que não acarretam prejuízo ao tratamento dos pacientes”, explicou o secretário.

ATENDIMENTO

O Setor de Fisioterapia do Ambulatório de Especialidades realiza fisioterapia ortopédica, traumatologia, neurológica, respiratória, hidroterapia e hidroginástica. No primeiro quadrimestre deste ano, o Setor de Fisioterapia do Ambulatório de Especialidades de Nova Odessa realizou 6.235 atendimentos, incluindo ambulatório, hidroterapia, internação e visitação domiciliar, o que dá uma média superior a 1,5 mil atendimentos por mês. Atualmente, a equipe é formada por seis fisioterapeutas, um educador físico e uma recepcionista.

REFORMA

Atualmente, o Setor de Fisioterapia do Ambulatório de Especialidades funciona ao lado do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia. A responsável pelas obras, que começarão no início de setembro, será a empresa R&A Engenharia, Construções e Meio Ambiente, de São Paulo, vencedora da licitação. Serão investidos pouco mais de R$ 184 mil nos trabalhos, que devem durar seis meses.

De acordo com o diretor de Obras e Planejamento, Erik Ortolano, a reforma do Setor de Fisioterapia vai contemplar a troca do forro e de todo o piso, reforma e adaptação dos quatro banheiros – garantindo total acessibilidade -, troca da iluminação e construção de armários para prontuários, construção de uma sala para coordenadoria e recepção, além da substituição de divisórias de madeira por granilite e nova pintura. O Setor de Fisioterapia ganhará ainda uma cobertura com toldo e nova rampa de acesso.

Cocato disse que as obras garantirão ao setor uma revitalização completa. “Temos investido diariamente na melhoria de nossa infraestrutura, proporcionando mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos nossos profissionais. Esta era uma obra esperada e fico feliz em saber que, em pouco tempo, teremos um espaço mais organizado para atender nossos pacientes”, afirmou.