in

Retomada da economia segue mais lenta em NO

Paraíso do Verde registra, até agora, o menor saldo de empregos entre os cinco municípios da microrregião; dados são do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

plt-de-nova-odessa-tem-vagas-de-emprego-em-diversas-areas-jno

Dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), referente ao mês de julho, confirmam que a retomada da economia segue mais lenta em Nova Odessa em comparação com as demais cidades que compõem a microrregião. O saldo de empregos registrado no Paraíso do Verde nos sete primeiros meses de 2021 segue sendo o menor entre os resultados conquistados por Americana, Sumaré, Santa Bárbara e Hortolândia.

De acordo com o levantamento do Ministério da Economia, entre janeiro e julho deste ano, foram registradas 1.141 admissões e 790 demissões em Nova Odessa, o que possibilitou um saldo de 351 postos de trabalho em julho, elevando para 1.180 o total neste ano. O número porém, é menor na comparação com Americana, que obteve saldo de 4.513 – o melhor da microrregião. O saldo nas demais cidades, até julho, foram: 2.924 em Sumaré, 2.270 em Santa Bárbara e 1.741 em Hortolândia.

Na análise da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, novamente o resultado do Caged mostra que, de forma geral, as cidades menores sofrem os maiores impactos da crise econômica causada pela pandemia. Além disso, seus setores produtivos também demoram mais para “reagir” e voltar a crescer.

Ainda assim, como demonstra o próprio Caged, a região como um todo, inclusive Nova Odessa, tem apresentado criação de novas vagas de emprego neste ano, o que é um excelente sinal de que uma recuperação mais intensa já está acontecendo neste ano.

“No que cabe à Prefeitura de Nova Odessa, estamos colocando em prática um amplo programa municipal de incentivo à atração de empresas e geração e empregos e renda. Este programa teve início com o Programa NOS (Nova Odessa Solidária) de auxílio emergencial municipal (que tem impactos positivos diretos no Comércio local), e segue pela preparação da nova Casa do Empreendedor, que vai reunir, em um único local, diversos serviços a empresas, autônomos e trabalhadores hoje “espalhados” pela cidade. Também anunciamos, nesta data, uma ampla ação com parceiros visando apoiar os micro e pequenos empresários de Nova Odessa a sobreviverem ao restante do período de crise causada pela pandemia, incentivando o consumo no Comércio local e, portanto, ajudando na manutenção e geração de vagas de trabalho”, informou a prefeitura.