in

Reformada, ‘nova’ UBS do São Manoel reabre amanhã

A reabertura da unidade foi anunciada nesta sexta-feira (20) pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza

A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Manoel reabre na próxima terça-feira (24). O posto estava fechado desde fevereiro de 2019 para obras de reforma e ampliação. Nesse período, os usuários foram atendidos no antigo prédio da UBS 5, no Jardim Alvorada. Para transferir a mobília e os equipamentos para o prédio revitalizado, a UBS 3 ficará fechada, no Alvorada, na segunda-feira (23). A unidade básica do Jardim São Jorge, cuja reforma teve início junto com a obra do São Manoel, será entregue na próxima semana. A reabertura da unidade foi anunciada nesta sexta-feira (20) pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e pelo secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, durante o anúncio de novas medidas de enfrentamento da crise do novo coronavírus.

Juntas, as duas intervenções consumiram investimentos superiores a R$ 450 mil, provenientes de emendas parlamentares dos deputados federais Vanderlei Macris (PSDB) e Orlando Silva (PCdoB). As obras contemplaram troca do piso por porcelanato, substituição do piso externo, instalação de novas portas, troca do forro, pintura, colocação de toldos e adaptação dos banheiros para garantir total acessibilidade a pacientes e funcionários.

Durante o anúncio de novas medidas restritivas o prefeito e o secretário confirmaram a convocação de sete médicos cubanos residentes na cidade. Eles participaram do programa Mais Médicos, não retornaram a Cuba e agora vão reforçar o atendimento nas UBS’s. “A partir da próxima semana, os profissionais cubanos estarão atuando para reforçar o atendimento na rede municipal de saúde”, afirmou Vanderlei Cocato.

MEDICAMENTOS. A partir de segunda-feira, também haverá mudanças na Farmácia Central e de Alto Custo para reduzir as chances de disseminação do coronavírus. Para evitar aglomeração, o atendimento na unidade, que funciona no Ambulatório de Especialidades Médicas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, ao lado do Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’.