in

Referência no cuidado integral com os idosos, Clube da Melhor Idade implanta programação especial de inverno

Espaço de atividades gratuitas para idosos faz modificações voltadas aos dias frios em Nova Odessa

Implantado em 2013 para atender a uma necessidade de centro especializado em atenção ao idoso, o Clube da Melhor Idade de Nova Odessa se tornou uma referência no cuidado integral com as pessoas com 60 anos ou mais. Um lugar onde, além de atividades físicas, os cidadãos da ‘Terceira Idade’ podem se divertir, dançar, passear e fazer novas amizades. Um espaço de participação dos idosos, muitas vezes deixando para trás depressão e perdas familiares, com uma nova perspectiva de vida.

No início de 2018 houve um completo recadastramento dos frequentadores do Clube, com a confecção de crachás de obrigatório porte para uso nas dependências do espaço. Atualmente são quase 1,1 mil pessoas cadastradas e aptas a participar das modalidades oferecidas: ginástica localizada, hidroginástica, natação, karatê, judô, vôlei adaptado, dança coreografada, canto, pilates, exercícios funcionais e de equilíbrio, além de Jogos de Mesa (Dama, Truco e Dominó).

Inverno – Com a entrada da época mais fria do ano, quando muita gente diminui a prática de atividades físicas, inclusive os idosos, o Clube da Melhor Idade implanta a partir da próxima segunda-feira, dia 28, uma programação especial de Inverno. Algumas das modalidades oferecidas gratuitamente às pessoas acima de 60 anos foram substituídas e outras acrescidas no período.

“É uma modificação necessária como adaptação aos dias mais frios do ano”, explica a coordenadora do Clube da Melhor Idade, Cristiane Mareschi Barbosa.Como exemplo, a hidroginásticaserá temporariamente substituída. “No Inverno, os idosos quase não comparecem às aulas de hidro. Além disso, a piscina não consegue atingir a temperatura ideal para a prática física, mesmo sendo aquecida”, detalha Mareschi. “Então, vamos oferecer outras opções para que continuem se exercitando”, acrescenta.

Neste período, a programação de atividades incluirá alongamento, fortalecimento, com utilização de cadeiras, caminhada e exercícios com uso de bola. “Continuam as atividades de equilíbrio, exercícios funcionais e o grupo Viver Bem”, detalha a coordenadora do Clube da Melhor Idade. Mareschi cita que a continuidade é necessária para os idosos permanecerem ativos e sem adquirir problemas.

Vôlei Campeão – Um dos destaques do Clube da Melhor Idade é o Vôlei Adaptado, com cerca de 40 atletas atuando em parceria com a Secretaria de Esportes. A equipe novaodessense masculina foi bicampeã do Jori (Jogos Regionais do Idoso), competição organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, além de ter expressivos resultados na Copa Amigos do Esporte de Voleibol Adaptado da 3ª Idade.

“O governo do prefeito (Benjamim) Bill (Vieira de Souza) tem como uma das prioridades o cuidado integral com a Melhor Idade”, destaca a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “Com diversas atividades de socialização e proporcionando benefícios físicos, mentais e emocionais, o Clube da Melhor Idade é um equipamento público de referência e permanente na cidade”, completa o prefeito Bill.

No final do ano passado, Nova Odessa recebeu o Selo Inicial Amigo do Idoso, dado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Realizada por meio do Programa SP Amigo do Idoso, a iniciativa reconhece boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, incluindo ainda o funcionamento do Conselho Municipal do Idoso, atualização do cadastro de idosos no CadÚnico e ações/serviços socioassistenciais.