Trinta e três pacientes, em média, deixaram de comparecer às consultas agendadas nas 5 UBSs (unidades básicas de saúde) e no Ambulatório de Especialidades de Nova Odessa entre janeiro e agosto deste ano, segundo dados da Secretaria de Saúde. Dos 77.680 agendamentos realizados nos oito primeiros meses deste ano, 5.254 consultas deixaram de ser realizadas exclusivamente pela ausência do paciente. O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, ressalta que, mesmo com os encaixes que são feitos em cima da hora, a ausência prejudica toda a rede pública.
“É como eu costumo dizer: a falta sempre faz falta. Mesmo nos redobrando para realizar os encaixes, mais de 5,2 mil consultas agendadas foram perdidas nestes oito primeiros meses do ano. É um número muito alto, expressivo mesmo, de faltas”, disse Cocato, que anunciou medidas para tentar reduzir esse número. “Com o recadastramento municipal, que começará ainda este mês, vamos informar os pacientes, com antecipação, sobre as consultas agendadas via SMS, o dia, horário e local de atendimento. Mais uma medida para tentar conscientizar a população sobre a importância de não faltar à consulta. Manteremos também o serviço de ligação via telefone, sempre avisando o paciente com dias de antecedência. Estamos alterando também a forma de agendamento das consultas e exames, com a Central de Regulação entrando em contato com o paciente antes de confirmar o agendamento. Se ele tiver disponibilidade para o dia e o horário, o agendamento é confirmado. Caso contrário, entra novamente na lista de espera”, explicou Cocato.
NOVEMBRO.
A Craec (Central de Regulação e Auditoria de Exames e Consultas) de Nova Odessa já está em pleno funcionamento desde novembro de 2017, o serviço permite o agendamento dos exames e consultas com especialistas da rede pública diretamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O objetivo é agilizar o atendimento e reduzir o fluxo de pessoas no Ambulatório de Especialidades.
Segundo Cocato, além de descentralizar o pedido de exames e consultas – que pode ser feito nos cinco postos de saúde da cidade – o Craec também conta com uma auditoria dos pedidos feitos. “O pedido do paciente é enviado ao auditor, que avalia a necessidade do procedimento e consulta. Tudo de forma ágil e rápida”, explicou o secretário.