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Rede pública de saúde de Nova Odessa registrou 33 faltas por dia

Dos 77.680 agendamentos realizados nos oito primeiros meses deste ano, 5.254 consultas deixaram de ser realizadas exclusivamente pela ausência do paciente.

Trinta e três pacientes, em média, deixaram de comparecer às consultas agendadas nas 5 UBSs (unidades básicas de saúde) e no Ambulatório de Especialidades de Nova Odessa entre janeiro e agosto deste ano, segundo dados da Secretaria de Saúde. Dos 77.680 agendamentos realizados nos oito primeiros meses deste ano, 5.254 consultas deixaram de ser realizadas exclusivamente pela ausência do paciente. O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, ressalta que, mesmo com os encaixes que são feitos em cima da hora, a ausência prejudica toda a rede pública.

“É como eu costumo dizer: a falta sempre faz falta. Mesmo nos redobrando para realizar os encaixes, mais de 5,2 mil consultas agendadas foram perdidas nestes oito primeiros meses do ano. É um número muito alto, expressivo mesmo, de faltas”, disse Cocato, que anunciou medidas para tentar reduzir esse número. “Com o recadastramento municipal, que começará ainda este mês, vamos informar os pacientes, com antecipação, sobre as consultas agendadas via SMS, o dia, horário e local de atendimento. Mais uma medida para tentar conscientizar a população sobre a importância de não faltar à consulta. Manteremos também o serviço de ligação via telefone, sempre avisando o paciente com dias de antecedência. Estamos alterando também a forma de agendamento das consultas e exames, com a Central de Regulação entrando em contato com o paciente antes de confirmar o agendamento. Se ele tiver disponibilidade para o dia e o horário, o agendamento é confirmado. Caso contrário, entra novamente na lista de espera”, explicou Cocato.

NOVEMBRO.

A Craec (Central de Regulação e Auditoria de Exames e Consultas) de Nova Odessa já está em pleno funcionamento desde novembro de 2017, o serviço permite o agendamento dos exames e consultas com especialistas da rede pública diretamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O objetivo é agilizar o atendimento e reduzir o fluxo de pessoas no Ambulatório de Especialidades.

Segundo Cocato, além de descentralizar o pedido de exames e consultas – que pode ser feito nos cinco postos de saúde da cidade – o Craec também conta com uma auditoria dos pedidos feitos. “O pedido do paciente é enviado ao auditor, que avalia a necessidade do procedimento e consulta. Tudo de forma ágil e rápida”, explicou o secretário.