in

Rede pública de Saúde de Nova Odessa realizou mais de 1 mil exames por dia em 2019

O comando da sessão foi do vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB), presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social na Câmara

A rede pública de Saúde de Nova Odessa realizou 374.761 exames de várias especialidades médicas ao longo de 2019, o que representa uma média de 1.026 por dia na somatória das cinco UBS’s (unidades básicas de saúde), Ambulatório de Especialidades, Pronto-socorro e internação do Hospital e Maternidade Doutor Acílio Carreon Garcia. Só no terceiro e último quadrimestre do ano passado, foram 121.955 procedimentos. Os números foram apresentados na sexta-feira, dia 28, pelo secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores.

O comando da sessão foi do vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB), presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social na Câmara. A audiência foi acompanhada também por membros do Comusa (Conselho Municipal de Saúde), tendo sito transmitida ao vivo pelo site da Câmara e pela página do Poder Legislativo no Facebook. Ela é realizada dentro do que prevê a Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012, e em cumprimento à Lei Federal nº 8689/93.

Outro número apresentado pela Secretaria e que chama a atenção diz respeito aos atendimentos realizados nas cinco unidades básicas de saúde e no Ambulatório, cuja média diária foi de 570 por dia (mais de 207,6 mil no total), ao longo de 2019. Já no Pronto-socorro, foram realizadas 99.983 consultas, o que corresponde a uma média de 274 por dia. “Acompanhamos bem de perto a evolução da população em Nova Odessa. O último censo do IBGE, realizado em 2010, apontou uma população de 51.242 pessoas. Já a estimativa de 2020 mostra que a nossa população passou da casa dos 60 mil moradores. Ou seja, quase 10 mil pessoas a mais em 10 anos”, disse Cocato. Dados também apresentados durante a audiência pública apontam 299 partos realizados no hospital, além de 1.394 internações.

OBRAS. A audiência teve 3h30 de duração. Além de apresentar os dados, Cocato também respondeu aos questionamentos feitos pelos vereadores presentes no encontro. O secretário ressaltou as obras na área da Saúde que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Nova Odessa, como a ampliação da maternidade – dentro da ampla reforma do Hospital Municipal -, a construção da UBS do Jardim Nossa Senhora de Fátima e a reforma do Setor de Fisioterapia. “Hoje, podemos oferecer um excelente atendimento no Setor de Fisioterapia, num espaço totalmente revitalizado. A UBS do Jardim Nossa Senhora de Fátima está em fase de acabamento e as obras no hospital seguem dentro do cronograma. O trabalho, neste momento, está concentrado na maternidade, onde iremos ampliar o número de leitos, além de vários outros benefícios para as gestantes e as mães”, explicou o secretário.