in

Reativação do Comder de Nova Odessa visa fomento da agricultura familiar

O vereador Polaco, idealizador do projeto, explicou que o Conselho Municipal terá papel primordial no fortalecimento do setor

Representantes da Prefeitura de Nova Odessa se reuniram, na manhã desta terça-feira (5), com o vereador Wladiney Brígida, o Polaco, e o chefe da Casa da Agricultura – órgão ligado à Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral), André Barreto, com objetivo de discutir a reativação do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural).

“Vamos reorganizar o órgão de acordo com a nova lei municipal, aprovada em dezembro do ano passado, para cumprir a determinação da lei federal, que prevê o investimento de 30% dos recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para a agricultura familiar municipal”, explicou o secretário adjunto de Finanças da Prefeitura, Achille Nicola Fosco.

O vereador Polaco, idealizador do projeto, explicou que o Conselho Municipal terá papel primordial no fortalecimento do setor. “Através do Comder, o pequeno produtor de qualquer espécie terá subsídios para ser um fornecedor da Prefeitura e assim incrementar a sua renda”, afirmou.

Segundo André Barreto, o Comder tem a missão de interferir positivamente no processo de fortalecimento do pequeno agronegócio, uma vez que possui representatividade de todos os segmentos envolvidos. “Ele conversa direto com o mercado e também com o poder público, tem papel decisivo no Plano Diretor de Desenvolvimento Rural e funciona como um gerenciador de verbas, trazendo benefícios tanto aos produtores, quanto ao município”, destacou.

Publicidade
AllGo Locação de Impressoras

“Já estamos em processo de indicação dos membros que irão compor o novo Comder e estamos trabalhando com muito engajamento para que realmente o setor seja bem representado”, destacou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela, que também participa da comissão que atua na recriação do Conselho.

Da composição do órgão devem constar a representação dos produtores rurais, do Poder Executivo e Legislativo, da Cati, do IZ (Instituto de Zootecnia), do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), da Cooperativa Agropecuária, do Setor de Meio Ambiente e da Merenda Escolar Municipal