in

Reativação do Comder de Nova Odessa visa fomento da agricultura familiar

O vereador Polaco, idealizador do projeto, explicou que o Conselho Municipal terá papel primordial no fortalecimento do setor

Representantes da Prefeitura de Nova Odessa se reuniram, na manhã desta terça-feira (5), com o vereador Wladiney Brígida, o Polaco, e o chefe da Casa da Agricultura – órgão ligado à Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral), André Barreto, com objetivo de discutir a reativação do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural).

“Vamos reorganizar o órgão de acordo com a nova lei municipal, aprovada em dezembro do ano passado, para cumprir a determinação da lei federal, que prevê o investimento de 30% dos recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para a agricultura familiar municipal”, explicou o secretário adjunto de Finanças da Prefeitura, Achille Nicola Fosco.

O vereador Polaco, idealizador do projeto, explicou que o Conselho Municipal terá papel primordial no fortalecimento do setor. “Através do Comder, o pequeno produtor de qualquer espécie terá subsídios para ser um fornecedor da Prefeitura e assim incrementar a sua renda”, afirmou.

Segundo André Barreto, o Comder tem a missão de interferir positivamente no processo de fortalecimento do pequeno agronegócio, uma vez que possui representatividade de todos os segmentos envolvidos. “Ele conversa direto com o mercado e também com o poder público, tem papel decisivo no Plano Diretor de Desenvolvimento Rural e funciona como um gerenciador de verbas, trazendo benefícios tanto aos produtores, quanto ao município”, destacou.

“Já estamos em processo de indicação dos membros que irão compor o novo Comder e estamos trabalhando com muito engajamento para que realmente o setor seja bem representado”, destacou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela, que também participa da comissão que atua na recriação do Conselho.

Da composição do órgão devem constar a representação dos produtores rurais, do Poder Executivo e Legislativo, da Cati, do IZ (Instituto de Zootecnia), do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), da Cooperativa Agropecuária, do Setor de Meio Ambiente e da Merenda Escolar Municipal