in

Queixas por perturbação do sossego são campeãs de reclamações

“A maior parte das queixas é relacionada à música alta em bares, chácaras, templos religiosos e pancadões”, afirmou o chefe de Segurança Municipal, Franco Júlio Felippe

Dentre as chamadas que a Guarda Municipal de Nova Odessa recebe, a campeã de reclamações é sobre o som alto fora do horário permitido, ou seja, perturbação do sossego público.

Segundo o chefe de Segurança Municipal, Franco Júlio Felippe, as solicitações para atendimento de ocorrências por perturbação de sossego triplicam aos fins de semana. “A maior parte das queixas é relacionada à música alta em bares, chácaras, templos religiosos e pancadões”, afirmou o chefe de Segurança.

De acordo com o presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Luiz Carlos Contato, a Guarda Municipal de Nova Odessa chega a receber 20 reclamações aos fins de semana. “Em uma das reuniões do Conseg, fomos informados que a Guarda recebe, no mínimo, 20 reclamações que a queixa principal é perturbação do sossego”, contou.

Para Contato, a principal causa é a falta de educação. “Sem dúvida a falta de educação é a principal responsável pelo problema, causa essa que fica longe de se ter uma solução rápida e eficaz”, opinou.

Há duas semanas, um “pancadão” realizado na Praça Central José Gazzetta, em Nova Odessa foi alvo de reclamações por parte da vizinhança. De acordo com um munícipe, as “festas” realizadas no local viraram rotina aos fins de semana. “Durante a noite virou hábito encontrar jovens ouvindo música no volume máximo, além do consumo de drogas e bebidas”, relatou.

Outra moradora lamentou a falta de sossego.  “Tem horas que fica impossível assistir uma televisão, ler um livro e relaxar dentro da própria casa, é um absurdo esse som alto da molecada”, queixou ela.

Na ocasião, o presidente do Conseg havia relatado que a Guarda Municipal iria realizar ações para coibir esse tipo de problema. “Na última reunião do Conseg, a Polícia Militar se comprometeu a deixar uma viatura para atender ocorrências de perturbação do sossego, além de exigir que a Guarda Municipal também disponibilize uma viatura com um decibelímetro ‘aparelho utilizado para medir a intensidade sonora’, esperamos que com uma maior fiscalização situações como estas sejam inibidas”, contou Contato.

E os resultados já foram vistos pelos moradores. “Neste fim de semana eu acionei a Guarda Municipal e imediatamente eles vieram e acabaram com a bagunça, inclusive, vieram no domingo também, e acabou que por conta do policiamento não houve nenhuma festa”, disse. Há duas semanas os pancadões não estão sendo realizados na praça.

Após a reclamação ser publicada no Jornal de Nova Odessa, vários problemas semelhantes foram relatados ao JNO. “Convivo com um vizinho barulhento há pelo menos três anos”, relatou uma munícipe.

Em outra reclamação, uma igreja evangélica foi alvo de queixa.“Moro ao lado de uma igreja, além do som alto, eles interditam a rua toda vez que realizam uma festividade”, lamentou outra moradora.

“Um bar vizinho a minha residência faz roda de samba todos os fins de semana, ou seja, minha paz dura até sexta”, contou uma moradora do Marajoara.

Guarda Municipal de Nova Odessa

A Guarda Municipal de Nova Odessa vem realizando aos finais de semana operações com ações pautadas na prevenção e educação voltadas ao ordenamento do trânsito local e no combate a perturbação do sossego público e também impedir ações delituosas que ocorrem nas praças públicas da cidade, por parte de alguns freqüentadores. O enfoque das operações está voltado na fiscalização de veículos com som alto, consumo de bebida alcoólica por adolescentes e uso de drogas no espaço público, esses tipos de ilícitos serão coibidos pelos patrulheiros durante as ações.  A ação terá continuidade nas próximas semanas em toda cidade.