Quatro bairros vão ficar sem água nesta terça-feira

Coden Ambiental realizará limpeza preventiva periódica do Reservatório Castelo; Parque Lopes Iglesias, Jardim Maria Helena e partes do Jardim Santa Rosa e Jardim Bela Vista serão atingidos

quatro-bairros-vao-ficar-sem-agua-nesta-terca-feira-jno

Nesta terça-feira, a Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, realiza a limpeza preventiva periódica do Reservatório Castelo. Por este motivo, haverá interrupção no abastecimento de água das 7h30 às 12h nos bairros Parque Residencial Francisco Lopes Iglesias, Jardim Maria Helena e partes do Jardim Santa Rosa e Jardim Bela Vista.

A ação faz parte da programação anual de lavagem dos 10 reservatórios da cidade, que, juntos, são responsáveis por armazenar 12.250 metros cúbicos de água tratada. O cronograma da Coden ainda prevê a limpeza dos quatro reservatórios do Parque Residencial Klavin, além dos reservatórios do Residencial Santa Luíza e Jardim São Francisco, em datas a serem divulgadas.

O Castelo é o reservatório mais antigo do conjunto. Ele está instalado na sede da Coden, no Jardim Bela Vista e é do tipo elevado, com capacidade de 400 metros cúbicos. Recentemente, outros dois reservatórios instalados no local passaram pelo procedimento – um do tipo apoiado, com capacidade de 5 mil metros cúbicos, e outro semienterrado, de 1,2 mil metros cúbicos.

No entanto, o abastecimento de água não foi afetado porque, ao contrário do Castelo, os modelos mais recentes são bicompartimentados, o que permite o rodízio da armazenagem de água nos tanques durante a limpeza.

De acordo com o diretor Técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho, em 2022 está prevista a instalação de mais um reservatório de 700 metros cúbicos no Recanto Las Palmas, elevando a capacidade total de armazenamento para 12.750 metros cúbicos. “O projeto inclui a construção de adutora, rede e ligações de água nos lotes, o que beneficiará diretamente a área do Pós-Anhanguera, única região da cidade ainda não atendida com abastecimento de água”, informou.

Os recursos para essa obra são provenientes do financiamento assinado em junho de 2020, entre a Coden e a Caixa Econômica Federal, dentro do programa “Saneamento Para Todos”. Serão construídos na região do Pós-Anhanguera um reservatório com capacidade para 250 mil litros de água; uma adutora com mais de 2,5 mil metros de extensão para levar o produto até os imóveis; 11,6 mil metros de rede de distribuição e 479 ligações prediais de água, totalizando pouco mais de R$ 3,2 milhões em investimentos.